Justiça: Instituto de Pesos e Medidas de SP lança Órgão Certificador de Produtos

Mais um Selo de Qualidade com certificação voluntária para produtos

seg, 24/04/2006 - 15h10 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, lança na tarde desta segunda-feira, 24/4, o seu Organismo Certificador de Produtos – Ocipem. A partir desse lançamento, o Instituto oferecerá atestado de conformidade de produtos no setor de alimentos e de bebidas em todo o Estado de São Paulo.

Desde janeiro deste ano, o Ipem-SP recebeu o Certificado de Acreditação (emitido pelo Inmetro), que possibilita fornecer serviços de avaliação da conformidade de produtos através de critérios e parâmetros de qualidade previamente definidos, que assegurem um padrão de segurança à sociedade.

Fornecedores e empresas passarão a ter mais um selo de qualidade, que vai resultar em um diferencial para vendas e exportações. E o consumidor passará a ter um produto de maior qualidade, o que pode ajudar na decisão da compra.

Por se tratar de um organismo independente de avaliação, o Ocipem tem imparcialidade com os setores avaliados. Assim, transforma o certificado não só numa garantia de qualidade sistematicamente verificada e comprovada, mas numa demonstração de compromisso que a empresa e o fornecedor assume com os clientes. “É uma garantia de segurança e diferenciação do produto e da sua qualidade perante o mercado e a concorrência”, ressalta Eunice Prudente, Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Na ocasião do lançamento, no prédio da Secretaria da Justiça, será apresentada a primeira versão do site da OCIPEM (www.ocipem.sp.gov.br). Nele, será possível conhecer os procedimentos para obter a certificação de um produto ou, até mesmo, solucionar dúvidas sobre a avaliação da conformidade.

Outras informações podem ser obtidas no: www.ocipem.sp.gov.br / (11) 5085 2606 com Ana Lúcia Martinez. Ou no www.ipem.sp.gov.br, onde há um link para as informações da Ocipem.

Christiane Rocha