Justiça: Imesc começa realizar rotina de coleta para exames de DNA em Sorocaba

O teste é realizado mediante pedido judicial das procuradorias de assistência judiciária ou dos fóruns do Estado

qui, 13/04/2006 - 13h57 | Do Portal do Governo

Desde o início do mês, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc) realiza as rotinas de coleta para exames de DNA (que identifica a paternidade de uma pessoa) na regional de Sorocaba, composta por 70 municípios. O serviço é feito em parceria com o Conjunto Hospitalar Sorocaba, que atenderá semanalmente, às terças e quintas-feiras, a partir das 7 horas. O direito ao teste é garantido por pedido judicial nas procuradorias de assistência judiciária ou fóruns do Estado de São Paulo. Quando o processo é aberto, o juiz encaminha a solicitação do exame ao Imesc, que faz o agendamento e envia o comunicado da data, horário e local à família (mãe, pai e filho) solicitante.

A instalação do serviço em Sorocaba faz parte do processo de descentralização do instituto, que começou no ano passado com mutirões para coleta do DNA. A atividade foi realizada nas 11 regionais do Estado (Santos, Ribeirão Preto, Araraquara, Araçatuba, Taubaté, Marília, Bauru, Presidente Prudente, Sorocaba, Campinas e São José do Rio Preto). Esses locais abrangem as principais áreas do Estado de São Paulo.

Em 2005, das 1.519 famílias convocadas para o teste de DNA, 759 foram atendidas. As que não puderam comparecer serão agendadas para atendimento no sistema de rotina. A segunda etapa da interiorização começou no mês de março, em oito regionais: Santos, Ribeirão Preto, Araraquara, Araçatuba, Taubaté, Marília, Bauru e Presidente Prudente. Campinas e São José do Rio Preto são as únicas que não têm instalações para oferecer o serviço à comunidade. O atendimento nesses locais depende de parcerias que estão sendo estabelecidas.