Justiça: Fundação Procon-SP divulga pesquisa de juros do cheque especial e empréstimo pessoal

Órgão é vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania

seg, 09/10/2000 - 10h04 | Do Portal do Governo

Pesquisa de taxas de juros bancários realizada pela Fundação Procon-SP, entre os dias 3 e 4 de outubro, constataram que a taxa média mensal para o cheque especial não sofreu alteração em relação à do mês anterior (8,55%) e a do empréstimo pessoal foi de 4,29%, significando decréscimo de 0,03 pontos percentuais em relação à de setembro.

O levantamento apontou que a menor taxa para o cheque especial, entre os 14 bancos que fazem parte da coleta, foi de 7,50% ao mês (BBVA) e a maior ficou em 9,90% ao mês (Santander / Bandeirantes).

Já com relação ao empréstimo pessoal, constatou-se que a menor taxa mensal foi de 2,90% (BBVA) enquanto a maior foi de 4,90% (Itaú). As únicas quedas verificadas se deram no Santander e no BBVA. O Santander alterou de 4,30% para 3,90% a taxa mensal (decréscimo de 0,40 pontos percentuais, representando variação de –9,30% em relação à taxa praticada em setembro). Já o BBVA modificou a taxa mensal de 2,95% para 2,90% (queda de 0,05 pontos percentuais, implicando em variação negativa de 1,69%). Os técnicos de estudos e pesquisas da Fundação Procon-SP verificaram que não ocorreram alterações nas demais instituições financeiras pesquisadas.

Apesar de não terem sido promovidas elevações nas taxas de juros, o consumidor, na medida do possível, deverá evitar essas modalidades de crédito, tendo em vista que os juros ainda se encontram em patamares muito elevados

Os bancos que fizeram parte da coleta foram: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bilbao Vizcaya Argentina – BBVA, Itaú, Santander, Nossa Caixa Nosso Banco, Real, Unibanco, Bandeirantes, Mercantil de São Paulo e Banco de Crédito Nacional – BCN.