Justiça: Febem instala Comitê Institucional Quesito Cor

É o primeiro do gênero para discutir ações afirmativas e diversidade étnica e racial

qui, 07/12/2006 - 21h00 | Do Portal do Governo

 A Febem deu mais um passo importante para a conquista da cidadania nesta quarta-feira, 7 de dezembro, ao instalar o Comitê Institucional Quesito Cor, o primeiro do gênero para discutir ações afirmativas e diversidade étnica e racial, com objetivo de formular e implantar programas específicos para atendimento à saúde de adolescentes afrodescendentes, que correspondem a 67% dos internos da Febem.

Uma pesquisa feita pela Fundação revela que os jovens que se autodefiniram pardos são a maior parte, com 46%, seguidos dos brancos (31%) e negros (21%). Segundo a presidente da Febem-SP, Berenice Giannella, esse é um passo importante para o desenvolvimento de ações e intervenções, com grupos de diferentes etnias, para resultar em ações afirmativas que dêem prioridade à promoção de oportunidades para os adolescentes internados.

Segundo ela, a proporção hoje entre negros e parados na Febem é maior do que a registrada pelo IBGE. Dos 1.207 funcionários entrevistados, 41% se classificaram negros, 21% brancos e 20% como negros ou pardos.

A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, lembrou que educar já é uma tarefa reconhecidamente complexa, imagine então a situação dos reeducandos. “A sociedade pluriétnica é discriminatória, temos uma classe dominante que não se preocupa em distribuir o bolo da renda. O resultado se reflete nas ruas, onde crianças são levadas às infrações, por falta de oportunidade”, declarou.

Eunice Prudente também afirmou que mais importante que a cor da pele nessas questões de comando é o compromisso político. “Só o compromisso político com as questões reparatórias vividas pelos afrodescentes há 400 anos pode modificar o panorama das desigualdades sociais no Brasil”, exaltou. Os membros do comitê vão desenvolver atividades, sem remuneração e sem prejuízo das demais atividades, no prazo de um ano, conforme portaria publicada no último dia 3 de dezembro.

  Da Febem