Justiça: Estado entrega Centro de Integração da Cidadania em Campinas

Inauguração será na quarta-feira, dia 28 de junho

sex, 23/06/2006 - 19h43 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania Dr. Fernando de Cássio Rodrigues será aberto oficialmente à população de Campinas na quarta-feira, 28 de junho, às 10 horas. O posto fica na rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92, no bairro Vida Nova.

O nome do posto foi escolhido em memória ao ex-diretor da Assessoria de Defesa da Cidadania da SJDC, militante do Movimento Negro e importante advogado criminalista de São Paulo, que ocupou cargos importantes na OAB e faleceu no último mês de abril.

Os campineiros exercerão na prática o direito à cidadania e o acesso à Justiça. Educação para o consumo, respeito aos direitos humanos e ambientais, acompanhamento jurídico, mediação de conflitos de pequenas causas, emissão de carteira profissional, identidade, entre outros documentos, de forma rápida, segura e gratuita são alguns dos serviços oferecidos à população.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa coordenado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foi criado com objetivo de aproximar o cidadão da periferia ao acesso à justiça. Os CICs oferecem serviços públicos relevantes, de forma gratuita, e se tornou um programa importante de difusão de cidadania e direitos humanos. O programa, que completou dez anos, já atendeu quase cinco milhões de pessoas nos oito postos fixos.

Bolsões de Miséria

O bairro Vida Nova está localizado na região sudoeste da cidade e apresenta vários bolsões de miséria, com índice elevado de desemprego e violência, em suma, um local marcado pela escassez de recursos sociais.

Para os moradores dos bairros de abragência do Vida Nova, a instalação desse Centro também vai prevenir a violência, por atuar na origem do conflito. Além disso, o CIC terá espaços comunitários para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e educativas, tais como a Sala de Leitura e o Acessa São Paulo.

O novo Centro de Integração da Cidadania de Campinas atenderá uma população de 50 mil pessoas, que compreende 17 bairros. Segundo a Coordenadoria Regional de Assistência Social de Campinas, a região possui três núcleos residenciais da Cohab e 32 ocupações. Também é finalidade do CIC promover a inclusão social e estimular a participação solidária da comunidade, para exercer plenamente seus direitos.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania