Justiça: Empresário visita internos da Vila Maria e descobre talentos no futebol

Objetivo da visita foi o de avaliar jovens internos que se destacam no esporte

sex, 12/01/2007 - 20h05 | Do Portal do Governo

O futebol vira sinônimo de oportunidade na Fundação CASA. O empresário e ex-jogador Fabio Luciano, que atuou pelo Grêmio e Atlético Mineiro, esteve na unidade 40 (Abaeté), na Vila Maria, na última quinta-feira (dia 11).

O objetivo da visita foi o de avaliar jovens internos que se destacam no esporte. Acompanhado pelos jogadores André Luiz Silva (Sobradinho de Brasília), Adriano Santos (União de Mogi), Anderson de Souza (Irati, PR) e Willian Alves (Irati, PR), o empresário conversou com os internos sobre a importância do esporte na reabilitação de infratores.

Fábio Luciano usou os quatro jogadores – todos de origem pobre – como exemplos.  “Não sei dimensionar a importância dessa visita. Mas se a gente contribuir para que um deles ao menos redirecione sua vida, já ficaremos felizes.”

Depois, o empresário e os atletas disputaram uma partida de futsal com os adolescentes. Os cinco jogadores da equipe da unidade Abaeté chamaram a atenção do empresário, mas o destaque da partida foi o jovem J.A, 18 anos, que jogou por um ano no time de base da Portuguesa, no Canindé. “O garoto com a camisa 13 mostrou técnica, habilidade e potencial. Esse tem chance no meu time, e pode até se tornar um jogador profissional.”

Atualmente, Luciano está montando um projeto social na cidade de Bom Jesus dos Perdões, interior de São Paulo. Ele firmou parceira com o time do Matsubara, do Paraná, para montar uma escolinha de futebol na cidade.

O empresário confirma que, durante a Copa da CASA de Futebol de 2007, vai assistir aos jogos para avaliar possíveis talentos do esporte. O evento começa no dia 30 de janeiro. “Se algum jovem se destacar durante a competição, com certeza terá sua chance. Eu vou leva-lo para fazer testes nas equipes de futebol.”

De acordo com Eduardo Felipe Pereira, diretor da unidade Abaetê, a visita dos jogadores vai contribuir muito para que os jovens redirecionem suas vidas. “A nossa intenção é incrementar os trabalhos realizados na unidade para ficarmos sempre mais próximos dos internos e de sua família.”

Para Marisa Terron Laguna Tunisi, da ONG Bola de Neve, que acompanha ex-internos da fundação, o sonho dos garotos é se tornar jogador de futebol. “Em nome do sonho, muitos meninos se esforçam para mudar. E o esporte é um bom impulso nesse sentido.”

Logo no primeiro minuto da partida, o camisa 13 abriu o placar para a equipe da unidade Abaetê. Já surpreendeu a todos que estavam na torcida. Não contente, após dois minutos, o mesmo atleta ampliou o marcador para o time da casa. Mesmo com a pressão da equipe adversária, formada por profissionais, os adolescentes não se abalaram, vencendo o primeiro tempo da partida por 9 a 4.

No segundo tempo, a história foi outra. Os profissionais começaram a gostar do jogo. Aos poucos, a equipe dos atletas encostou no placar, chegando a passar à frente no marcador. Mas como a equipe da unidade Abaeté também não estava para brincadeira, a partida terminou empatada em 15 a 15.

Da Fundação Casa

C.M.