Justiça e Cidadania: Secretaria promove Fórum Inter-religioso

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove o 2º Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença

dom, 05/11/2006 - 17h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove, nesta terça-feira, dia 7, o 2º Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença. O evento, que ocorre no Teatro do Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – entre meio-dia e 21 horas, deve reunir mais de 400 representantes de religiões do Estado de São Paulo, que vão discutir com autoridades, órgãos públicos e entidades civis, a cooperação inter-religiosa, a liberdade de crença e a cultura de paz.

No encerramento, uma celebração da tolerância com shows dos Filhos de Gandhi e das cantoras Fortuna e Laura Finocchiaro.

Durante o encontro, a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, assina resolução que institui o Fórum Permanente Inter-Religioso, que terá por função propor uma política estadual inter-religiosa, além de receber denúncias de intolerância e encaminhá-las às autoridades competentes.

A cooperação inter-religiosa também deve ser alvo do Fórum Permanente. Segundo Eunice Prudente, um fórum como esse pode ampliar as discussões e trazer luz a temas relevantes para a sociedade, como a questão do aborto, uso científico das células-tronco, equidade social e o próprio combate à discriminação por crença.

As lideranças religiosas, que participam ativamente da organização do encontro, compartilham com esse pensamento. Para essas lideranças a expressão “diálogo inter-religioso” já cumpriu seu papel, agora é o momento de partir para ações práticas. Nesse sentido, a cooperação é o melhor caminho.

Respeito às datas religiosas de resguardo

Ainda durante o evento, a secretária-adjunta da Justiça e da Defesa da Cidadania, Evane Kramer, vai apresentar uma proposta de calendário inter-religioso, com as datas representativas para cada segmento. O calendário tem a dupla função de colaborar na divulgação das religiões e informar as datas relevantes para impedir a coincidência de eventos públicos e privados, como por exemplo, campanhas de vacinação.

Será distribuído ainda um livro com informações sobre as diversas religiões e suas histórias. Os relatos têm sido enviados pelas lideranças. Sugestões como a criação de uma ONG dos seguidores de religiões de matrizes africanas já foram recebidas pela SJDC.

O 2º Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença já tem um mapeamento de cerca de 80 correntes religiosas, com representações do Adventismo, Budismo, Hinduísmo, Catolicismo Romano, Catolicismo Ortodoxo, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Anglicana, Espiritismo, Igreja Messiânica Mundial, Islamismo, Judaísmo, Religiões Afrodescendentes (Nagôs, Jejes, Bantos); Igreja Batista, Metodista, Congregação Cristã do Brasil, Assembléia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Brasil Para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo; Xamanismo, Movimento Hare Krishna, Santo-Daime, Seicho-No-Ie, Taoísmo, Xintoísmo, Luteranismo, entre outras. As tradições indígenas estarão representadas pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

Também estarão presentes secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, bem como de universidades e de organizações não-governamentais.