Justiça: Duas das maiores cidades do Estado terão Centro de Integração da Cidadania (CIC)

A inauguração do CIC de Guarulhos será no dia 7 de julho e, a de Campinas, no dia 11 de julho

seg, 03/07/2006 - 8h59 | Do Portal do Governo

A população de duas das maiores cidades do Estado de São Paulo, Guarulhos e  Campinas, ambas com mais de 1 milhão de pessoas, passam a contar com o Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A inauguração da unidade Guarulhos será no dia 7 de julho e, em Campinas, dia 11 de julho.

O nono e o décimo posto do CIC levarão aos cidadãos campineiros e guarulhenses diversos serviços públicos essenciais à garantia dos direitos básicos, cidadania e acesso à Justiça. Entre eles, educação para o consumo; respeito aos direitos humanos e ambientais; orientação social; acompanhamento jurídico; mediação de conflitos de pequenas causas; atendimento policial; para casos de menor potencial ofensivo; emissão de carteira profissional; identidade, entre outros documentos, de forma rápida, segura e gratuita.

Nos mais de seis mil metros que compreendem o espaço destinado ao CIC Campinas, devem ser atendidas cerca de 50 mil pessoas. No dia 11 de julho ainda serão inaugurados a Sala de Leitura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, e o Acessa São Paulo (inclusão digital), parceria com a Casa Civil. A obra custou ao Estado de São Paulo cerca de dois milhões de reais, levou 17 meses de execução e gerou 150 empregos, entre temporários e fixos, colaborando para o desenvolvimento da região.

As obras do CIC Guarulhos, orçadas em mais de R$ 2.205.000, geraram 150 empregos temporários e fixos e contemplarão a população com uma área de 3.900 m². Estima-se que a unidade atenda a 10 mil pessoas por mês. No posto fixo também será inaugurada a Sala de Leitura e o Acessa São Paulo.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa coordenado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foi criado com objetivo de facilitar o acesso à Justiça ao cidadão da periferia. O programa, que completou dez anos, já atendeu mais de cinco milhões de pessoas, nos oito postos fixos da capital e Grande São Paulo.

Bolsões de Miséria

O bairro Vida Nova está localizado na região sudoeste da cidade e apresenta vários bolsões de miséria, com índice elevado de desemprego e violência, em suma, um local marcado pela escassez de recursos sociais.

Para os moradores dos bairros de abragência do Vida Nova, a instalação desse Centro também vai prevenir a violência, por atuar na origem do conflito. Além disso, o CIC terá espaços comunitários para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e educativas.

O novo Centro de Integração da Cidadania de Campinas atenderá a população de 17 bairros. Segundo a Coordenadoria Regional de Assistência Social de Campinas, a região possui três núcleos residenciais da Cohab e 32 ocupações. Também é finalidade do CIC promover a inclusão social e estimular a participação solidária da comunidade, para o exercício pleno dos seus direitos.

O bairro dos Pimentas, localizado na zona leste de Guarulhos, é o mais populoso do município. Concentra 133 mil habitantes e é considerado o bairro mais violento da cidade, distantes 12,5 quilômetros do centro.

Inauguração do CIC Guarulhos

Endereço: Avenida Capão Bonito, 64 – Bairro dos Pimentas

Data: 7 de julho de 2006 (sexta-feira)

Horário: 10 horas

Inauguração do CIC Campinas

Endereço: Rua Odete Terezinha Santucci Octaviano, 92 – Bairro Vida Nova

Data: 11 de julho de 2006 (terça-feira)

Horário: 10 horas

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania

C.C.