Justiça: Copa da Casa de Futebol começa dia 30

Participarão da Copa da Casa de Futebol cerca de 700 adolescentes de 41 unidades de internação de todo o Estado

sex, 19/01/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

Vai começar no próximo dia 30 de janeiro a terceira edição do torneio esportivo disputado pelos internos da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa). Participarão da Copa da Casa de Futebol cerca de 700 adolescentes de 41 unidades de internação de todo o Estado de São Paulo.

Como em 2006 e 2005, os adolescentes disputarão as primeiras fases da competição entre janeiro e fevereiro, com partidas no interior e na capital paulista. Em março, começam as quartas-de-final. Dessa etapa até o final do torneio, as partidas ocorrerão em estádios como preliminares dos jogos do Campeonato Paulista.

Os primeiros jogos das quartas-de-final já estão marcados. No sábado, 3 de março, dois dos oito times classificados vão fazer a preliminar de Santos e Paulista, na Vila Belmiro. No dia 4, será a vez de outras duas equipes abrirem o clássico Corinthians e Palmeiras, no Morumbi.

Para a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, o torneio é importante por dois aspectos. Primeiro, porque o futebol ajuda no processo de educação dos internos. “Eles praticam um esporte que eles gostam e, além disso, passam a entender que a disciplina e o espírito de equipe são valores fundamentais”, afirma a presidente. “As unidades indisciplinadas são desclassificadas do torneio.”

O segundo aspecto positivo é a saúde dos internos. Afinal, a prática desportiva afasta os adolescentes de vícios, como o cigarro.

O ex-lateral direito Zé Maria, que atuou pelo Corinthians e jogou na Seleção Brasileira na Copa de 70, acredita no esporte como meio de recuperação social do adolescente. Coordenador de Futebol da Fundação Casa há seis anos, o craque afirma: “Jogando futebol, você tem a possibilidade de fazer com que o jovem mude, pois ele tem a oportunidade de participar de atividades externas, coisa que eles não tinham antes”.

Parceria

A Copa da Casa é uma parceria entre a Fundação Casa e a Federação Paulista de Futebol (FPF). Foi a FPF quem abriu a oportunidade de realizar as partidas como preliminares de jogos profissionais.

“Graças ao apoio da FPF, eles têm a oportunidade de fazer partidas preliminares e isso cria a expectativa de poderem voltar à sociedade”, diz Carlos Alberto Robles, gerente de Educação Física e Esporte da Fundação Casa. “Nessas últimas três edições, o apoio da Federação tem sido muito importante.”

Da Fundação Casa