Justiça: Cidadania para Todos atende cerca de 5 mil pessoas no Parque Novo Mundo

Projeto já atendeu mais de 10 mil pessoas nos bairros periféricos do Estado

sex, 17/11/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

 O Projeto “Cidadania para Todos” levou, de 9 a 11 de novembro, serviços gratuitos como emissão de documentos (carteira de trabalho, 2ª via da certidão de nascimento, casamento e carteira de identidade) e palestras educativas para os moradores do Parque Novo Mundo, onde atendeu cerca de 5 mil pessoas.

O evento idealizado pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC) – programa executado na Secretaria da Justiça há 10 anos – ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Regina Lekevicius Consolin, para a comunidade que freqüenta diariamente o CIC Norte/Jova Rural – Jaçanã.

O projeto foi dividido em três núcleos: no pólo “Cidadania e Educação” foram prestadas orientações sobre questões jurídicas, referentes à conta d’água (posto móvel da Sabesp), conflitos de pequenas causas, além de orientação geral sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids e odontológica) e controle da dengue e zoonoses (equipe da Vigilância Sanitária), ilustrados com palestras sobre prevenção de acidentes domésticos e de educação ambiental.

Já no pólo “Cultura e Recreação” os cidadãos participaram de oficinas, exibição de filmes, peça de teatro e de histórias contadas. No pólo “Documentação” foram emitidos RGs, carteira profissional, 2ª vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, entrega de formulários de RG e foto 3X4 (único serviço pago). E, finalmente, no pólo “Saúde” os interessados receberam orientações sobre meio ambiente, alimentação natural, medição do peso e altura, além de palestras sobre a valorização da vida animal.

A Semana da Consciência Negra também esteve em cartaz nas discussões de cidadania, assim como o artesanato produzido pelas entidades locais, com atividades da oficina de reciclagem de pneus. Crianças tiveram atividades de recreação, pintura no rosto, exibição de filmes e apresentação teatral.

Feito histórico: O Cidadania bateu o recorde de atendimentos pela equipe de Vigilância Sanitária, com 1.200 visitas realizadas em casas e estabelecimentos comerciais.

O Projeto mensal “Cidadania Para Todos”, coordenado pelo Centro de Integração da Cidadania, já atendeu mais de dez mil pessoas nos bairros periféricos da Capital e Interior paulista, voltado para a prestação de serviço público e social, além da educação em direitos humanos, de forma itinerante.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania