Justiça: CIC Campinas promove Semana da Mediação com ações da SJDC

Objetivo é formar um grupos de mediadores que busquem soluções amigáveis e o consequente desafogo das varas judiciais

dom, 22/10/2006 - 13h21 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração de Cidadania, programa executado há 10 anos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove na próxima segunda-feira, 23 de outubro, a “Semana da Mediação” no CIC Campinas, a mais nova unidade dentre os 10 CICs instalados na Capital, Grande São Paulo e interior.

O objetivo é formar um grupo de mediadores de pequenos conflitos, que busquem soluções amigáveis e o consequente desafogo das varas judiciais. Para isso, os candidatos a mediadores receberão cerca de 40 horas de conteúdo didático, palestras e experiências simulatórias, com importantes nomes ligados à mediação comunitária, psicologia, direito e preceitos da mediação de conflitos.

No dia 23 de outubro, a partir das 14 horas ocorre a abertura do evento com a secretária da Justiça, Eunice Prudente; autoridades dos poderes executivo e judiciário de Campinas e região. Além das disciplinas da mediação comunitária, assessores da SJDC farão exposições acerca de programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria na área de direitos humanos, questões etnicas, tráfico de seres humanos e promoção da cidadania.

Os mediadores formados no curso promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania trabalharão voluntariamente, em duplas, sob orientação, supervisão e coordenação da Câmara de Mediação da Assessoria e Defesa da Cidadania, da SJDC.

Os interessados em participar da Semana da Mediação podem fazer suas inscrições entrando em contato pelos telefones: (11) 3291 2623 ou (19) 3226 6161; pelo email: mediação@justica.sp.gov.br ou pessoalmente no CIC Campinas, à Rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92 – Bairro Vida Nova.

A mediação no Estado de São Paulo é feita sem a necessidade de abertura de processo ou ação judicial – o que contribui para desafogar o sistema judiciário – e objetiva o entendimento entre os envolvidos no conflito, a partir do diálogo e respeito a seus limites individuais com vistas ao acordo final a ser cumprido.

A experiência vitoriosa na sede da Secretaria da Justiça e nos Escritórios de Mediação nos postos fixos do Centro de Integração da Cidadania Norte, Sul, Oeste, Casa da Cidadania, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Feitiço da Vila aponta 60% de acordos fechados voluntariamente cumpridos por ambos os lados da ação.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça