Justiça: Cerca de 300 pessoas prestigiam 1º Encontro Estadual de Mulheres Quilombolas

Alguns lugares de origem eram tão distantes que as representantes chegaram a viajar um dia inteiro para participar do evento

sáb, 02/09/2006 - 15h49 | Do Portal do Governo

O primeiro dia do 1º Encontro Estadual de Mulheres Quilombolas foi marcado pela emoção. Algumas delas tiveram contato, pela primeira vez, com facilidades da vida urbana, como elevador, água quente e até televisão.

Esse é o retrato da vida sofrida dessas mulheres que, apesar de todas as dificuldades, se organizaram para discutir os problemas em um encontro que reuniu representantes das secretarias da Saúde, Habitação, Cultura; Ministério Público; Conselho Estadual da Comunidade Negra; representantes de segmentos religiosos e educadores, entre outros, no hotel Shelton Inn, no centro de São Paulo.

O evento foi conduzido pela secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, que também apresentou palestra sobre o olhar negro e a história do Brasil. Um dado interessante do levantamento que está sendo feito é que a maioria delas, apesar de terem famílias numerosas, com média de quatro filhos, completou o ensino médio.

As quilombolas Laura e Maria Tereza, da comunidade de Cedro, falaram sobre os problemas de suas comunidades, que vivem no escuro, já que a energia elétrica ainda não chegou ao território. A falta de energia tem como conseqüência a piora da qualidade de vida, em todos os sentidos, pois os alimentos – por exemplo – não podem ser conservados e o consumo tem que ser imediato.

Ao final do evento, as 80 lideranças de 31 comunidades vão divulgar um documento, com as principais reivindicações e propostas para viabilizar obras de infra-estrutura, como saneamento básico, energia elétrica, escolas, postos de saúde e habitação.

Todos esses temas já estão em tratativas na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, bem como o reconhecimento e a titulação de quilombos. Negociações para levar eletricidade aos locais onde ainda não há esse serviço essencial, e habitação, entre outros, estão em estágio avançado de negociação, com agendas permanentes.

O evento prossegue neste sábado a partir das 8 horas no Hotel Shelton Inn, à Avenida Cásper Líbero, 115, no centro da capital.

  Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania