Justiça: Centro de Integração da Cidadania, destruido em maio, é demolido.

Demolição foi efetuada pela Subprefeitura do Itaim Paulista

qui, 15/06/2006 - 18h30 | Do Portal do Governo

O prédio principal, do Centro de Integração da Cidadania (CIC Leste  Itaim Paulista), parcialmente destruído por um incêndio na madrugada do dia 15 de maio, foi demolido, em parte, na manhã desta quarta-feira,14 de junho. A demolição foi efetuada pela equipe de obras, composta de 12 pessoas, da Subprefeitura do Itaim Paulista. A limpeza do local levará dez dias. O Centro de Integração fica na Rua Padre Virgílio Campello, 150 – Encosta Norte – Itaim Paulista.

Análise feita pelos setores de engenharia da Secretaria da Justiça e da Subprefeitura do Itaim Paulista revelou que as construções recentes não foram comprometidas pelo incêndio e puderam ser preservadas. Os espaços são: Acessa São Paulo, Polícia Civil, Procon, mediação, direção e apoio administrativo. A unidade de atendimento judicial, anexa ao prédio afetado, não sofreu danos e o serviço continua sendo feito normalmente. As salas do CDHU, da liberdade assistida (Febem), do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e do serviço social, foram ao chão.

“Fico emocionado ao ver um espaço que ajuda o povo, no chão”, confidenciou o voluntário e aposentado do CIC, Manuel Arivaldo dos Santos, 49 anos. O presidente da ONG Nossa Gente, Valdir de Souza, compartilha o pensamento e desabafou: “Foi uma perda considerável. Esse espaço atendia a necessidade dos moradores do bairro. Nosso bairro é considerado a periferia da periferia”.

Mesmo com a demolição, a diretora do CIC-Leste, Regina Usana da Silva, providenciou a continuidade de alguns serviços públicos, como emissão da carteira de identidade, de certidões de nascimento, da carteira profissional e serviço social. Para a diretora, a ação dos vândalos que atearam fogo no prédio, não pode redundar em maiores prejuízos para a comunidade. O CIC Leste atende cerca de 500 pessoas por semana.

A partir de agora, o atendimento à população também vai ocorrer por meio do CIC itinerante, que reúne todos os serviços do Centro de Integração e ainda leva palestras, serviço de orientação do Procon, além de corte de cabelos. A programação do CIC itinerante será semanal e reafirma o empenho da equipe do CIC Leste de preservar a prestação ampla de serviços às populações carentes, já que o CIC Leste, inaugurado no dia 1º de setembro de 1996, foi o primeiro posto fixo do programa de integração da cidadania.