Justiça capacita agentes no campo da diversidade sexual

Objetivo é desenvolver ações para inclusão da população LGBT no mercado de trabalho

ter, 15/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), por intermédio da Coordenação de Políticas da Diversidade Sexual, em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e com a Secretaria da Saúde, vai capacitar agentes no campo da diversidade sexual com um conjunto de ações envolvendo a temática e a inclusão da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no mercado de trabalho. 

Cerca de 120 agentes do quadro de gestores e funcionários da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), vão participar nesta quarta-feira, 16, de um evento de sensibilização na temática da diversidade sexual e inclusão da população LGBT. O grupo atua em programas estaduais voltados para intermediação de mão-de-obra e geração de emprego e renda. 

No dia 24 de setembro, serão capacitados 70 agentes públicos e sociais, de instituições governamentais e não-governamentais, com o objetivo de garantir encaminhamento efetivo da população LGBT ao mercado de trabalho e a iniciativas de promoção de renda por meio dos programas da SERT. 

As ações contam com a participação de representantes dos Programas Municipais de DST/Aids da Capital e das cidades de Assis, Campinas, São José do Rio Preto e São Vicente, além de representantes dos Centros de Combate à Homofobia localizados nestes municípios. Participarão ainda o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ANCA/SEAP, diversos órgãos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual do Município de São Paulo (CADS), o Departamento de Humanidades da Prefeitura de Santo André e profissionais dos Centros de Referências da Assistência Social da cidade de São Paulo.

Sobre a coordenação 

Criada em fevereiro de 2009, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual tem como principal atribuição defender os direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O órgão também promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades destinadas à promoção da cidadania LGBT e ao respeito à orientação sexual e identidade de gênero de cada cidadão. 

A população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do Estado tem à disposição um órgão com a atribuição de elaborar e executar ações de promoção da cidadania LGBT e defesa dos seus direitos humanos, bem como um Comitê Intersecretarial formado pelos melhores quadros de diversas secretarias estaduais no que se refere à defesa da diversidade sexual, auxiliando na elaboração e na realização das iniciativas da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual. 

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania