Justiça: Câmara Técnica do Desporto faz balanço do Jecrim durante reunião

Foi decidida a criação de Subcomissões que irão se reunir periodicamente para discutir assuntos pertinentes a cada área

sex, 09/06/2006 - 14h27 | Do Portal do Governo

A Câmara Técnica do Desporto (CTD) da Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, promoveu na última quinta-feira, 8 de junho, a primeira reunião após a implantação do Plano de Ação Conjunta pela Paz no Futebol, que contou com o importante retorno do Juizado Especial Criminal (Jecrim) aos estádios. A volta foi no clássico São Paulo e Palmeiras, disputado no Morumbi, no dia 24 de maio.

A abertura da reunião foi feita pela diretora executiva do Procon-SP e presidente da CTD, Marli Aparecida Sampaio que ressaltou a importância da união de várias entidades focadas nos mesmos objetivos, paz no esporte e a volta das famílias aos estádios de futebol. Ao encerrar sua participação na mesa de debates, ela apresentou a nova diretora de programas especias do órgão e responsável pela coordenação dos trabalhos, Andrea da Silva Sanchez.

Os presentes na reunião – técnicos da Fundação, representantes dos Procon Municipais, da Federação Paulista de Futebol, do S.C. Corinthians Paulista, dos torcedores, das Civil e Técnico-Científica, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transportes (SP TRANS), da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), do Metrô, e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), concluíram que a participação do JECRIM em três partidas do Campeonato Braileiro de Futebol (São Paulo x Palmeiras, Corinthians x Internacional e Corinthians x Flamengo) foi positiva, porém ressaltaram que o baixo comparecimento de público nestes jogos não podem servir de parâmetro para a continuidade dos trabalhos, pois espera-se maior participação dos torcedores após a Copa do Mundo. Visando estender os trabalhos de prevenção da violência nos estádios, membros do JECRIM farão, na próxima semana, vistorias nos estádios, Pacaembu e Parque Antática afim de verificar espaços disponíveis para a instalação do juizado nestes locais.

Foi decidida a criação de Subcomissões (Segurança, Transportes, Alimentação, Torcedores, Clubes e Fiscalização) que irão se reunir periodicamente para discutir assuntos pertinentes a cada área citada acima. Todos estes debates terão a participação de técnicos do Procon-SP e as datas serão definidas futuramente.

Ao final dos debates, ficou acertado que os membros da CTD encaminharão sugestões de frases e logotipos para a confecção de faixas e cartazes que terão a finalidade de conscientizar o torcedor-consumidor da importância de ir aos jogos de futebol em paz.

  Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania