Justiça: Bairro de Guarulhos recebe unidade do Centro de Integração da Cidadania

Local terá delegacia comunitária e cartório, que emite gratuitamente segunda via de certidões de nascimento, entre outros serviços

qua, 19/07/2006 - 12h53 | Do Portal do Governo

A população de Guarulhos – em particular do Bairro dos Pimentas, na zona leste da cidade – terá à disposição, a partir de agora, serviços públicos gratuitos, além da possibilidade de acesso à Internet e outros benefícios. Desde a primeira semana do mês, funciona no município o Centro de Integração da Cidadania (CIC), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. É a primeira unidade de Guarulhos e a nona na Grande São Paulo.

Agora, as pessoas que, por exemplo, dependem do INSS para requerer auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, não mais precisarão sair do município. Poderão agendar e ser atendidas no próprio posto fixo do órgão, medida que tornará mais ágil o processo de perícias médicas.

A estimativa é que a unidade – instalada em área de 3,9 mil metros quadrados e orçada em mais de R$ 2,3 milhões – atenda mensalmente 10 mil pessoas. O local dispõe de delegacia comunitária, cartório (para emissão gratuita de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito), postos do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), para emissão de RG, e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), entre outros serviços. Tem sala de leitura, posto do Acessa São Paulo, brinquedoteca (leia abaixo) e demais equipamentos.

O bairro dos Pimentas, com 133 mil moradores, é o mais populoso de Guarulhos, município cuja população ultrapassa 1,1 milhão de habitantes. No espaço onde foi instalado o CIC, há a Casa das Famílias, ligada ao município, onde são oferecidas atividades socioeducativas e cursos de formação profissional. O local também presta atendimento a idosos e portadores de necessidades especiais.

Crianças ganham brinquedoteca

As crianças têm espaço próprio nas dependências do CIC: a brinquedoteca. É a primeira sala desse tipo instalada em um CIC. Essa ação deve contribuir com o trabalho das assistentes sociais e psicólogas, em especial para identificar se a criança sofreu algum tipo de violência. “No bairro dos Pimentas, as famílias estão propensas a todo o tipo de violência, porque se encontram num lugar abaixo da linha de pobreza”, observa a pedagoga Araçari Teixeira, responsável pelo Centro de Atendimento Social (Crass) existente no CIC. No espaço, os pequeninos terão à disposição bolas coloridas, boneca, boliche, jogos Transgran (para a coordenação motora) e da memória, brinquedos educativos, entre outros.

SERVIÇO

CIC Guarulhos

Estrada do Capão Bonito, 64

Conjunto Marcos Freire – Tel. (11) 6484-0809

Aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial