Juros têm queda após nove altas consecutivas no ano

Enquanto empréstimo pessoal teve queda de 0,54 ponto percentual, taxa do cheque especial se manteve

ter, 08/11/2016 - 20h01 | Do Portal do Governo

A última pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP mostra que, das seis instituições financeiras que fazem parte da amostra, uma elevou e outra reduziu a taxa do empréstimo pessoal. Já a taxa do cheque especial se manteve estável em todos os bancos pesquisados. Neste mês, o Banco HSBC foi retirado da amostra em função do processo de incorporação ao Banco Bradesco.

No quesito empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,51% a.m., inferior a do mês de outubro, que foi de 7,05% a.m., representando queda de 0,54 ponto percentual.

As modificações nas taxas de empréstimo pessoal foram promovidas pelo Banco do Brasil, que alterou de 7,40% para 5,85% a.m., o que significa uma variação negativa de 20,95% em relação à taxa de outubro de 2016, e pela Caixa Econômica Federal, que alterou de 5,50% para 5,70% a.m., o que significa uma variação positiva de 3,64% em relação à taxa de outubro/16.

No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,56% a.m., inferior ao mês anterior, que foi de 13,72% a.m., representando uma queda de 0,16 ponto percentual. Todas as instituições que fizeram parte da coleta mantiveram suas taxas nesta modalidade. A alteração da média ocorreu devido à retirada do Banco HSBC da pesquisa.

Os demais bancos mantiveram suas taxas.

Sugestão
Apesar da queda apresentada este mês, as taxas de juros continuam altas. Desta forma, antes de ceder aos apelos de consumo, que já começam a surgir com as ofertas que antecedem o Natal, os especialistas da Fundação Procon-SP orientam para que o consumidor analise as diversas alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas, especialmente nesta época do ano em que as instituições credoras costumam abrir possibilidades de negociação. Neste momento, o empréstimo só é recomendável se for para quitar outros empréstimos/financiamentos cujas taxas sejam maiores.

Do Portal do Governo do Estado