Juros medidos pelo Procon caem em abril

Pesquisa aponta pequena redução nas taxas de cheque especial e empréstimo pessoal

qui, 12/04/2012 - 12h26 | Do Portal do Governo

A taxa média de juros cobrada pelos bancos para pessoa física recuou em abril. É o que aponta a pesquisa da Diretoria de Estudos e Pesquisas (DEP) da Fundação Procon de São Paulo, vinculada à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania.

Segundo a medição realizada no último dia 3 de abril, nos empréstimos pessoais, o recuo foi de 0,09 ponto percentual (de 5,87% para 5,78% ao mês). A taxa média de juros no cheque especial caiu 0,02 ponto percentual, de 9,54% para 9,52% ao mês. A pesquisa foi feita no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. 

De acordo com a assessora técnica da DEP, Cristina Rafael Martinussi, apesar de não ter havido redução expressiva, os números demonstram uma tendência de queda nos juros. “A tendência de queda nos juros deve estimular a competição entre as instituições financeiras”, aponta.

Atualmente, a taxa básica de juros do Banco Central (Selic) está em 9,75% ao ano. Na semana que vem, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para decidir a nova Selic.

Do Portal do Governo do Estado