Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal estão em alta

Cenário mostrado em pesquisa do Procon-SP pede que consumidores utilizem o 13º para quitar suas dívidas e não fazer novos empréstimos

qua, 12/11/2014 - 17h33 | Do Portal do Governo

Reflexo da elevação da Selic de 11% para 11,25% ao ano, as taxas de juros cobradas pelos bancos continuam subindo. É o que aponta pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP com sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Empréstimo pessoal

A taxa média entre os bancos avaliados subiu de 5,81% para 6,01% ao mês. O Bradesco foi o que mais contribuiu para essa elevação, alterando sua taxa de empréstimo de 6,43% para 7,76% ao mês, o que representa um acréscimo de 20,68% em relação aos juros do mês anterior. O Itaú também aumento sua taxa. Os demais bancos as mantiveram.

Cheque especial

A taxa aumentou de 9,66% para 10% ao mês. O maior reajuste foi do HSBC, que elevou a taxa de 10,77% para 11,99%, o que representa variação de 11,33% em relação a outubro. Bradesco, Itaú e Safra também registraram aumento, e os demais bancos mantiveram os juros do cheque especial.

Diante desse panorama, o Procon-SP recomenda que os consumidores aproveitem o 13º salário para quitar suas dívidas e evitem a contratação de novos empréstimos. O relatório completo pode ser acessado aqui.

Do Portal do Governo do Estado