Juros Bancários: Fundação Procon-SP divulga pesquisa de janeiro de 2001

nd

sex, 26/01/2001 - 13h09 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, realizou em 18 e 19/1/2001 a pesquisa mensal de taxas de juros em 14 instituições financeiras abordando as modalidades cheque especial e empréstimo pessoal. A taxa média para o cheque especial ficou em 8,42% ao mês e a do empréstimo pessoal foi de 4,22% ao mês.

Com relação ao cheque especial, verificou-se que a maior taxa mensal (entre os bancos pesquisados) foi de 9,90% (Bandeirantes) e a menor foi de 7,50% (BBV), representando variação de 32%.

Já no caso do empréstimo pessoal a maior taxa mensal foi de 4,95% (Nossa Caixa Nosso Banco) e a menor foi de 2,90% (BBV), o que significa variação de 70,69%.

Tendo em vista a possibilidade de variação da taxa de empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, passou, a partir deste levantamento, a ser estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com esse prazo.

Os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP alertam para que o consumidor, na medida do possível, evite essas linhas de crédito uma vez que as taxas de juros continuam muito altas. Caso não seja possível fugir desses serviços devem ser verificadas sempre as condições estabelecidas em contrato. Outra atitude saudável para as finanças do consumidor é nunca incorporar o limite do cheque especial a sua renda, pois os prejuízos para o seu orçamento podem ser enormes.

Os 14 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya-BBV, Banco do Brasil, Bandeirantes, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa Nosso Banco, Real, Santander e Unibanco.

A Fundação Procon-SP coloca o resultado da pesquisa à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal,(Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro) ou pelo telefone 3824-0446). Pela Internet: www.procon.sp.gov.br