Juro do cheque especial sobe em agosto

Levantamento foi feito pelo Procon

seg, 11/08/2008 - 16h39 | Do Portal do Governo

A  Fundação  Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física em dez instituições financeiras.

Os bancos pesquisados no último dia 4 foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica  Federal,  HSBC,  Itaú,  Nossa  Caixa,  Real,  Safra, Santander e Unibanco.

Neste mês, a pesquisa de taxas de juros detectou, mais uma vez, aumento das taxas  médias  nas duas modalidades estudadas. No empréstimo pessoal a taxa média foi de 5,69% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,67% a.m., significando  um  acréscimo  de 0,02 ponto percentual. No cheque especial a taxa  média  dos  bancos  pesquisados  foi de 8,97% a.m., superior à do mês anterior,  que  foi  de 8,83% a.m., significando um acréscimo de 0,14 ponto percentual.

As três altas verificadas na taxa de empréstimo pessoal foram:

Bradesco  –  alterou de 5,87% para 5,93% a.m., o que significa um acréscimo de  0,06  ponto percentual, representando uma variação positiva de 1,02% em relação à taxa de julho/08;

Itaú  –  alterou  de 6,58% para 6,64% a.m., o que significa um acréscimo de 0,06  ponto  percentual,  representando  uma  variação positiva de 0,91% em relação à taxa de julho/08;

HSBC  –  alterou  de 4,81% para 4,82% a.m., o que significa um acréscimo de 0,01  ponto  percentual,  representando  uma  variação positiva de 0,21% em relação à taxa de julho/08.

Das  dez  instituições  pesquisadas,  três  elevaram  a  taxa do empréstimo pessoal e sete mantiveram a mesma taxa do mês passado.

As três maiores altas verificadas nas taxas de cheque especial foram:

Safra – alterou de 11,79% para 12,30% a.m., o que significa um acréscimo de 0,51  ponto  percentual,  representando  uma  variação positiva de 4,33% em relação à taxa de julho/08;

Real  –  alterou  de 8,90% para 9,28% a.m., o que significa um acréscimo de 0,38  ponto  percentual,  representando  uma  variação positiva de 4,27% em relação à taxa de julho/08;

Bradesco  –  alterou de 8,39% para 8,58% a.m., o que significa um acréscimo de  0,19  ponto percentual, representando uma variação positiva de 2,26% em relação à taxa de julho/08.

Dos  dez  bancos  pesquisados,  cinco  elevaram a taxa do cheque especial e cinco permaneceram com a mesma taxa do mês anterior. Considerando  que  existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal  em  função  do  prazo  do contrato, foi estipulado o período de 12 meses,  já  que  todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo.

Vale lembrar,  também,  que  os  dados  coletados  referem-se  a  taxas  máximas pré-fixadas  para  clientes  não  preferenciais,  sendo  que  para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

As  taxas médias estão se aproximando das praticadas em 2003. Tanto naquele ano  quanto  agora,  a piora das expectativas inflacionárias influenciou as decisões  do  Banco  Central impedindo uma maior flexibilização da política monetária.

Na  reunião  de  julho  do  Comitê  de  Política Monetária – Copom, o Banco Central decidiu promover um movimento mais forte na taxa básica de juros. A Taxa  Selic subiu 0,75 ponto percentual, passando de 12,25% ao ano para 13% ao  ano.  Pesou para essa decisão, o aumento dos preços dos alimentos. Essa foi  a maior alta de juros definida pelo Banco Central em cinco anos, tendo como meta retomar o controle das expectativas inflacionárias.

Com  a  alta  da  inflação, o gasto com alimentação acaba comprometendo uma parte  maior  da  renda  familiar  disponível  para outros bens, o que gera impacto no consumo.

O  consumidor  deve  avaliar se é realmente necessário utilizar o limite de cheque especial e/ou contratar empréstimo pessoal, já que as taxas de juros praticadas  pelo  mercado financeiro estão ainda mais elevadas. Não havendo escapatória,  o consumidor deve pesquisar outras modalidades de crédito com taxas de juros e condições contratuais mais atraentes.

Do Procon-SP