Junta Comercial lança manual de autenticação dos livros digitais

Publicação facilitará trabalho de empresas e profissionais do setor com o SPED Contábil

qua, 16/06/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão subordinado à Secretaria da Fazenda, lançou oficialmente na terça-feira, 15, o Manual de Autenticação dos Livros Digitais-SPED Contábil. A publicação já está disponível para consulta e download gratuito no site do órgão. “Nosso desejo e objetivo é que o manual atenda ao maior número de pessoas, tornando muito mais fácil também a vida dos empresários e contabilistas”, ressaltou o presidente da Jucesp, Valdir Saviolli, durante a solenidade. Segundo o presidente, a edição do manual, tem por objetivo auxiliar empresários e profissionais contábeis a esclarecer as mudanças na metodologia de autenticação dos Livros Diários e Auxiliares da Contabilidade das empresas nas Juntas Comerciais.

O lançamento do Manual de Autenticação dos Livros Digitais-SPED Contábil, de acordo com Valdir Saviolli, acontece em momento oportuno, pois no próximo dia 30 de junho termina o prazo para que as empresas tributadas com base no regime de Lucro Real entreguem sua escrituração contábil digital. “Estamos facilitando o cumprimento desta obrigação acessória por parte dos nossos usuários e dos profissionais da contabilidade, uma vez que no Manual podem ser encontradas as respostas para as principais dúvidas das empresas e dos profissionais da contabilidade de todo o país”, ressaltou.

Para facilitar o acesso e torná-lo acessível a uma gama maior de usuários, a Jucesp autorizou a qualquer entidade a veiculá-lo nos seus portais. Além disso, com o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o Manual ganhará versão impressa, outro meio para alcançar um grande número de usuários e atingir o objetivo de ampla divulgação dessas informações.

A coordenação da edição do Manual foi do contador Nivaldo Cleto, da Jucesp, representante da União e ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, que estava presente à cerimônia. “Preparamos esse livro para difundir a informação e para que seja útil a toda a sociedade brasileira”, disse durante seu discurso de agradecimento. A autoria do trabalho foi dividida com Fabio Rodrigues de Oliveira, advogado e contabilista da editora FISCOSoft.

A elaboração do livro também teve o apoio do Coordenador Nacional do Sped Contábil, Márcio Tonelli, Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e da equipe técnica da Junta Comercial do Estado de São Paulo, composta por Antonio Carlos Pontes, Elza Mendes de Oliveira, Ieda de Freitas, Jorge Ribeiro Cruz, Kátia Regina Bueno de Godoy, Mirtes Yayoi Misu Ribeiro e Yukiji Yagasaki.

Da Secretaria da Fazenda