Junta Comercial institui novo formulário que vai facilitar a vida dos empresários

Instituição é vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

qui, 08/06/2000 - 18h14 | Do Portal do Governo

A Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, instituirá, a partir de 1º de julho de 2000, um formulário padrão para todas as exigências que venham a ser formuladas nos processos de abertura, alteração e demais atos de empresas a serem arquivados no órgão, exceto sociedade por ações.

De janeiro a abril deste ano, 23% dos 151 mil processos protocolados na Jucesp sofreram exigências. A intenção é diminuir esse número, pois será possível realizar um levantamento das exigências mais freqüentes e, a partir desses dados, dirimir as dúvidas dos usuários, bem como facilitar a vida do empresário, evitando as constantes idas e vindas ao órgão para refazer o processo.

O formulário, que passará a fazer parte da capa dos processos (adquirida em papelarias), relaciona de maneira clara as exigências mais comuns e, ao final delas, cita todas as leis, decretos, instruções e códigos em que foram baseadas. Portanto, o usuário terá em mãos um pequeno manual de leis que regem a atividade mercantil.

A medida faz parte do programa Qualidade Total da Jucesp, onde a ênfase na prestação de serviço rápido e eficiente demonstra a preocupação do órgão com os seus usuários, principalmente com os micros e pequenos empresários que, por serem recém chegados ao mercado, encontram uma certa dificuldade para entender as leis que regem a abertura de empresas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.jucesp.sp.gov.br ou pelos telefones 3824-0276 e 3661-8489.