Jundiaí terá programa de moradia para servidores públicos em 2008

Secretário da Habitação destinará cerca de 200 cartas de crédito do PHAI; a CDHU também vai construir 632 novos imóveis no município

qua, 02/01/2008 - 8h55 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Habitação vai lançar o Programa Habitacional de Integração (PHAI) em Jundiaí. Segundo o secretário estadual da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, serão disponibilizadas cerca de 200 cartas de crédito para que servidores públicos possam adquirir um imóvel. O anúncio foi feito em São Paulo no final de dezembro, durante audiência com o prefeito de Jundiaí, Ary Fossen, que solicitou a inclusão do município no programa. Segundo Lair Krähenbühl, a previsão de lançamento é para março de 2008.

Resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Gestão Pública, da Fazenda, por meio do Banco Nossa Caixa, e da Habitação, por intermédio da CDHU, o PHAI tem como objetivo permitir que servidores públicos estaduais ativos possam adquirir a casa própria próximo ao local onde trabalham. “O programa integra várias políticas e demonstra respeito aos funcionários públicos. As condições de financiamento são as melhores possíveis, com subsídios da CDHU, prestações fixas e juros bem abaixo do mercado. Dentro dessa política de integração, a prioridade é fazer com que o servidor more perto ao local de trabalho, na comunidade onde ele atua”, explicou o secretário Lair Krähenbühl. O projeto piloto do PHAI foi implantado em abril de 2007, na Capital, destinando a servidores da capital 721 apartamentos construídos em dois conjuntos residenciais.

Em setembro, o programa chegou ao interior do Estado. Até este mês, foram oferecidas 5.450 cartas de crédito em onze grandes cidades, além da Capital, que também foi beneficiada com a destinação de mais 2.800. Isso representa um investimento da ordem de R$ 270 milhões, dos quais 25% são subsídios da CDHU.

As cartas de crédito são destinadas à compra de imóveis novos ou usados. O financiamento tem prazo de até 25 anos pelo Banco Nossa Caixa, com prestações fixas descontadas em folha de pagamento e juros abaixo do mercado.

Construção de novas moradias – Outro assunto importante abordado no encontro foi a construção de mais 632 casas no município. Segundo o prefeito, serão 56 imóveis na Vila da Cidadania e outros 576 próximos ao bairro da Fazenda Grande. De acordo com o secretário Lair Krähenbühl, as moradias próximas à Fazenda Grande serão construídas pelo novo padrão da CDHU, que contempla plantas com dois ou três dormitórios, piso e azulejo na cozinha e no banheiro, medição individualizada de água e aquecimento solar, entre outras melhorias, como laje e muro divisório.

Os empreendimentos serão construídos por meio do Programa de Parceria com Municípios, lançado recentemente pela CDHU. No final da audiência, o prefeito Ary Fossen declarou estar satisfeito: “Fiquei muito contente quando o secretário afirmou que vai lançar o PHAI em Jundiaí”, comentou. “Certamente os servidores públicos também ficarão”.

Victor Emanuel Lopes

Secretaria Estadual da Habitação

(I.P.)