Jundiaí recebe 28ª unidade do novo modelo da Fundação Casa

Inaugurada na terça-feira, 13, unidade tem capacidade para até 56 adolescentes

sex, 15/02/2008 - 8h35 | Do Portal do Governo

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, inaugurou na quarta-feira, 13, a 28ª unidade modelo do Estado na cidade de Jundiaí. Com capacidade para até 56 adolescentes (40 em regime de internação e 16 em internação provisória), a unidade será gerenciada em parceria com o Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) de Jundiaí, entidade vinculada à Pastoral do Menor.

A nova casa também contará com um programa pedagógico inovador. Trata-se da Pedagogia Contextualizada, inspirada num modelo de atendimento socioeducativo colombiano e já aplicada com sucesso pela Fundação Casa nos municípios de Sorocaba e Franca.

Nas duas cidades, as casas são geridas em parceria com a Pastoral do Menor. “É uma parceria que tem dado muito certo porque a Pastoral tem uma visão humanista, o que contribui com a boa qualidade do atendimento socioeducativo”, afirmou Berenice Giannella. “A Fundação Casa mudou, deixando de ser um lugar de tranca e castigo para ser um lugar de ouvir e falar.”A unidade de Jundiaí faz parte do programa de descentralização desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Apoio

No caso de Jundiaí, a unidade foi construída com o apoio da Prefeitura. “O prefeito demonstrou coragem como homem público e teve a grandeza de enfrentar incompreensões, às vezes por falta de conhecimento e outras por conta da demagogia rasteira”, disse o secretário de Estado da Justiça, Luiz Antonio Marrey, sobre o prefeito Ary Fossen, que participou da solenidade.”A descentralização é um trabalho difícil, que tem seus percalços, mas está sendo bem conduzida pelo Governo do Estado e pela Fundação Casa.”

O prefeito elogiou a construção da casa. “Uma unidade dessa em nossa cidade significa compromisso, acolhimento e comprometimento com um trabalho educativo com nossos adolescentes infratores e suas famílias”, afirmou Fossen. “Esta unidade vem compor a rede (de assistência do município), justificando que podemos abrigar e acreditar nos resultados de um trabalho educativo.”

Também estiveram presentes à solenidade representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, autoridades municipais e religiosas e o presidente do Itesp, Gustavo Ungaro.

Parcerias

Pelo novo modelo, as novas unidades são geridas em parceria com ONGs indicadas pelos municípios, por meio dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. As organizações são responsáveis pelos atendimentos técnico, social e psicológico dos adolescentes – em Jundiaí, este trabalho será desenvolvido pelo Cedeca, com apoio da Pastoral do Menor. A Fundação Casa cuida da segurança dos internos e da direção do estabelecimento. Arca, também, com todos os custos do atendimento socioeducativo.

“O modelo é muito bom porque a ONG faz parte da cidade e ajuda a integrar a comunidade aos trabalhos pedagógicos desenvolvidos”, explica a presidente da Fundação Casa.

O Estado responde ainda pelo ensino formal (Fundamental e Médio), ministrado aos adolescentes por meio de professores da rede pública de ensino – os internos têm aulas diárias, como se estivessem numa escola da rede pública.

Projeto

As instalações físicas previstas pelo novo modelo também são diferenciadas. Com um projeto arquitetônico semelhante ao de uma escola, a unidade da Fundação Casa é composta por três pisos, sendo o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes.

O segundo piso conta com duas alas separadas, uma com 10 dormitórios (para a internação) e outra com quatro (internação provisória) – cada um com capacidade para quatro adolescentes. O terceiro pavimento tem uma quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol.

 

Da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania

(I.P.)