Jundiaí e Campinas terão capacitação para aplicadores de agrotóxicos

O objetivo é melhorar a qualidade da aplicação e a segurança do agricultor.

dom, 28/09/2008 - 8h15 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IAC/Apta/SAA), vai lançar o Programa Aplique Bem Regional no dia 30 de setembro, às 15 horas, em Jundiaí. A região será atendida, juntamente com a de Campinas, por uma unidade móvel equipada para avaliar pulverizadores de agrotóxicos e capacitar trabalhadores nas propriedades. O objetivo é melhorar a qualidade da aplicação e a segurança do agricultor.

O lançamento deverá reunir produtores e entidades representativas do setor, como associações, sindicatos e secretarias municipais de agricultura, que serão responsáveis por identificar as propriedades onde ocorrerão as ações do programa. Nos dias 1º, 2 e 3 de outubro terão início as primeiras atividades do Aplique Bem na região de Jundiaí, quando serão visitadas seis propriedades com plantações de uva, no bairro da Roseira.

Nos dois primeiros dias serão observadas as formas de aplicação de agrotóxicos nessas propriedades. Com base nas avaliações, efetua-se um diagnóstico que servirá para nortear o treinamento a ser feito no dia 3, já com orientação para correção dos problemas detectados. Essa etapa será no Centro de Treinamento do Sindicato de Trabalhadores Rurais, em Jundiaí.

Na seqüência do trabalho, o agendamento das visitas dependerá da organização das entidades representativas do setor e da manifestação de interesses de produtores junto ao Centro de Engenharia e Automação do IAC, unidade responsável por pesquisas na área de segurança e qualidade na aplicação de agrotóxicos onde ocorrerá o evento. O contato deve ser feito pelo telefone 11 4582-8155. O programa tem condição de atender até três propriedades por dia. As turmas terão no mínimo 12 e, no máximo, 20 participantes.

A orientação ocorre diretamente nas propriedades rurais, a fim de promover a interação entre o operador e o equipamento e, assim, elevar a qualidade da aplicação, reduzir desperdícios e riscos à saúde do aplicador e do ambiente.

Segundo o pesquisador Hamilton Ramos, que encabeça os trabalhos, a capacitação dos aplicadores vai ao encontro da proposta do Governo do Estado de incentivar a produção segura de alimentos. “O Centro de Engenharia do IAC pretende colaborar elevando o nível de conhecimento dos produtores e trabalhando as técnicas de aplicação em busca do risco zero em alimentos em Jundiaí”, afirma.

O Aplique Bem é um programa pioneiro, desenvolvido pelo IAC em parceria com a empresa Arysta LifeScience. Teve início no ano passado e, até o momento, foram treinados 3.646 aplicadores, em 170 propriedades, em 89 municípios de 8 Estados.

O Centro de Engenharia e Automação do IAC fica na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65, em Jundiaí.

Saiba mais sobre o programa no site www.iac.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento