Julho: Exposições movimentam estações do Metrô paulistano

nd

qui, 28/06/2001 - 16h51 | Do Portal do Governo

O Metrô programou para o mês de julho um variado e interessante roteiro de exposições em sete estações (São Bento, Pedro II, Brás, Santa Cecília, Trianon-Masp, Sé e Clínicas). O roteiro inclui mostras de montagens, pinturas, esculturas e fotografias. Vale lembrar que neste mês, o sistema opera com mais conforto (a ocupação dos trens é 7% menor, devido as férias escolares). As mostras integram o projeto ‘Ação Cultural’ da Companhia do Metrô, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo.

‘O Planeta Somos Nós – O Indivíduo’ – (espaço Design/estação São Bento, de 1º a 31/07) – Nesta 2ª exposição da série O Planeta Somos Nós, a artista plástica Cristina Marcia Gonçalves utiliza sua pintura para retratar O Indivíduo, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre a busca da paz interior, a partir do auto-conhecimento.

‘Aprendiz Comgás’ – (estação Pedro II, de 02 a 15/07) e (estação Brás, de 17 a 31/07) – Exposição de 15 painéis fotográficos sobre os projetos de ação social, com foco em temas como saúde, meio ambiente e comunicação desenvolvidos por 64 jovens que participaram da 1ª turma do Programa Aprendiz Comgás, realizado em parceria com a Cidade Escola Aprendiz.

‘Simplesmente a Lápis’ – (estação Santa Cecília, de 1º a 31/07) – Exposição do artista Aluísio Barbosa Nunes, composta por 15 obras, desenvolvidas a partir de uma visão particular do mundo, em que os sentimentos e emoções humanas são descritas utilizando-se do lápis como instrumento.

‘Menotti Del Picchia’ – (vitrine do Masp/estação Trianon-Masp, de 1º a 31/07) – A mostra reúne pinturas, esculturas, além de um poema escrito do próprio punho do poeta Menotti Del Picchia, importante escritor e artista, que participou ativamente do ambiente cultural de São Paulo nos anos dourados.

‘Fotografia e Cidadania’ – (estação Sé, de 02 a 30/07) – Fotos que mostram o cotidiano da Febem, sob o ponto de vista de 60 jovens internos do Projeto Senac-SP de Fotografia e Cidadania.

‘Katharsis’ – (estação Clínicas, de 1º a 30/07) – Katharsis é uma palavra grega que em português significa purificação ou purgação. A exposição do fotógrafo Klaus Mitteldorf, trata do destino de protagonistas que sofrem injustamente, mas não são inocentes de seus erros. É um ensaio fotográfico sobre a dor existencial e a angústia.

‘125 Anos do Telefone’ – (estação Clínicas, de 1º a 30/07) – O telefone foi, sem dúvida, um dos maiores responsáveis pelas grandes transformações que o mundo experimentou no século XX. Do modelo inventado por Graham Bell ao desenvolvimento dos atuais sistemas de telecomunicações, a telefonia transformou-se em um poderoso complexo de interconexão de pessoas e empresas, transmitindo vozes, imagens, textos, e cada vez mais, encurtando distâncias.

Além das exposições periódicas, o Metrô conta com um rico acervo de 92 obras de arte de 56 renomados autores da arte contemporânea brasileira, instaladas em 26 estações, que podem ser visitadas diariamente, das 5 horas à meia-noite (horário de funcionamento do Metrô).