Jovens vão disputar prova nos Jogos Abertos do Interior

Competição acontece no próximo sábado, 20, na Praia Grande

sex, 19/10/2007 - 17h40 | Do Portal do Governo

A delegação de atletas que estão representando a cidade de São Vicente nos Jogos Abertos do Interior conta com o talento de três jovens canoístas que, apesar de estarem privados de liberdade, vão lutar por um lugar no podium na prova de canoagem, que acontece no próximo sábado, 20, na Praia Grande. A participação dos jovens, que são internos na unidade da Fundação CASA em São Vicente, foi especialmente autorizada pela Justiça.

Esta será a primeira prova oficial da modalidade em que os adolescentes participam. Desde o último mês de agosto, eles freqüentam, duas vezes por semana, as aulas do Projeto Navega São Paulo, no Centro Náutico de São Vicente. A oportunidade surgiu por meio de um convite do medalhista panamericano Nivalter Santos, que fez uma palestra para os internos da unidade, há dois meses, e despertou o interesse deles pelo esporte.

Desde então, os internos se esforçam para treinar uma série de técnicas da modalidade – que envolve equilíbrio, coordenação motora e muita força nos braços.

A menos de uma semana da disputa, a expectativa é grande entre o grupo de jovens que ingressaram na antiga Febem, há menos de um ano, por praticarem o crime de roubo qualificado. Dois deles são de São Vicente – mais precisamente, da Vila Margarida e do Parque das Bandeiras. O outro jovem é do Vale do Ribeira.

Apesar do número reduzido de participantes, a meta da Fundação CASA é ampliar a participação dos adolescentes nas aulas de canoagem. “Ainda estamos no começo”, pondera o diretor da unidade vicentina, Luís Ribeiro Lopes. “As aulas começaram há dois meses e, à medida que o trabalho for tomando consistência, nós vamos trazendo grupos maiores.”

Da Fundação CASA