Jovens do Projeto Guri da Aldeia Rio Silveira visitam Pólo da Capital

O objetivo desta visita é promover um intercâmbio cultural entre alunos

ter, 17/07/2007 - 11h35 | Do Portal do Governo

No dia 18, a Associação Amigos do Projeto Guri recebe a visita de jovens do recém-aberto Pólo Nhembo’e’áPorã, localizado na Aldeia Rio Silveira em Boracéia, São Sebastião. O objetivo desta visita é promover um intercâmbio cultural entre os alunos dos diferentes pólos do projeto.

Para tanto, 45 integrantes da etnia Guarani, dentre eles, o Pajé da aldeia, Senhor Gino, conhecerão as instalações da sede do Projeto Guri. Além disso, 19 desses alunos mostrarão por meio da dança e do canto indígena religioso, um pouco de sua cultura aos alunos do Pólo Júlio Prestes e aos funcionários da sede da Associação Amigos do Projeto Guri.

Já os alunos do Pólo Júlio Prestes, apresentarão algumas canções da MPB, como Menina amanhã de manhã, de Tom Zé e também, canções internacionais, como Libertango, de A. Piazzola (Clássico Argentino).

O Projeto Guri, desde 1995, promove a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música. Criado pela Secretaria de Estado da Cultura, o projeto se tornou um dos programas mais bem sucedidos na área sócio-cultural. Em 1997 surge a Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 é qualificada, como Organização Social de Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento da instituição.

A entidade conta com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. Atualmente está presente em 383 pólos e tem por volta de 48 mil atendimentos.