Jovens do Centro de Excelência brilham em competição esportiva

O Centro de Excelência proporciona condições aos atletas de talento do Estado

qui, 13/11/2008 - 15h10 | Do Portal do Governo

O Centro de Excelência, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (Selt), está em alta. Quatro de seus integrantes obtiveram medalhas de ouro durante as competições das Olimpíadas Escolares 2008, evento que segue até domingo, 16, na capital paraibana, João Pessoa. Judô e atletismo são as modalidades vencedoras entre esses jovens, na faixa etária de 15 a 17 anos. O Centro de Excelência tem por objetivo proporcionar condições aos atletas de talento do Estado de São Paulo.

Geisa Rafaela Arcanjo, 17 anos, foi a primeira colocada em arremesso de peso. A garota afirma confiar em seu potencial e diz estar preparada para a conquista de mais medalhas. Outra vencedora foi Catierê Toledo, de 17 anos, que obteve ouro no judô, na categoria ligeiro – menos de 44 quilos. Os outros dois atletas vitoriosos também são do judô: Nádia Merli, 16 anos, na categoria meio-pesado, menos de 70, e Tiago Santo, de 17 anos, na categoria leve masculino.

Recorde – A cidade de João Pessoa recebeu número recorde de participantes. O maior evento de esporte escolar do Brasil contou com 3,3 mil participantes, entre os quais 2.850 atletas, que representam 825 escolas públicas e privadas. As Olimpíadas Escolares 2008 são fruto de parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte. O Centro de Excelência da Selt funciona no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo. A unidade recepciona atletas de ambos os sexos para as modalidades de atletismo, judô e natação.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo