Jovens do CASA Chiquinha Gonzaga criam paródia sobre prevenção ao câncer de mama

Em atividades do Outubro Rosa, adolescentes da Fundação CASA compuseram canção a partir de sucesso da cantora Anitta

qui, 29/10/2020 - 19h39 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação CASA

“Prepara, que agora é hora de cuidar das poderosas. São todas mulheres, estamos no Outubro Rosa”. Com esse início musical, cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, na capital, compuseram uma paródia da canção “Show da Poderosas”, da cantora Anitta, para alertar sobre a importância do autoexame, desde a adolescência, para prevenir o câncer de mama.

A iniciativa veio a partir das atividades pedagógicas de conscientização realizadas com as adolescentes pela equipe do centro, com material de apoio dos professores da E.E. Oswaldo Cruz, no contexto da campanha do Outubro Rosa. A Fundação CASA incentiva todos os 134 centros socioeducativos – masculinos e femininos – a discutir a temática da campanha.

Depois de quatro dias de discussões e conscientização, as garotas apresentaram seus aprendizados por meio de cartazes, poemas e apresentações, com direito ao “Show das Poderosas”, que levou a mensagem da importância da prevenção do câncer de mama desde a adolescência.

“Quando a gente começou a fazer essa letra, quisemos falar para as meninas que não há idade certa para você se cuidar”, conta a adolescente Helena (nome fictício), de 17 anos, uma das cinco jovens que compuseram a paródia.

A garota, que tem dois nódulos benignos no seio esquerdo e histórico familiar, desde o início da adolescência realiza os cuidados do autoexame.

Confira, a seguir, a letra da música:

Show das Poderosas

Prepara, que agora é hora
de cuidar das poderosas.
São todas mulheres,
estamos no Outubro Rosa.
E essa campanha
é até para as mais novas.
Que fique alerta, desde agora!

Prepara!
Se não faz mamografia,
é bom fazer!
Se faz mais de um ano,
tem que refazer.
Vamos lutar contra o câncer,
nós temos poder!
Prevenindo desde o início,
nós vamos vencer.

No banho, você vai apalpando,
com delicadeza procurando.
No espelho, você vai olhando.
Não fique aí à toa!
Essa dica é muito boaaaaaa!
Muito boaaaaaaa!
Prepara!