Jovens de SP têm oportunidade de participar da interlocução entre Governo e sociedade

Conselho Estadual da Juventude prorrogou até 16 de outubro inscrições para eleição; cidadãos de 18 a 29 anos podem se candidatar

ter, 13/10/2020 - 8h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SDR

A Subsecretaria Estadual da Juventude, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), abriu pela primeira vez as inscrições para a eleição de representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Estadual da Juventude. Jovens de 18 a 29 anos podem se candidatar. O prazo para se inscrever será prorrogado até 16 de outubro.

O Conselho contará com 24 representantes, sendo 12 de Secretarias Estaduais e 12 da sociedade civil. A iniciativa pretende incentivar a participação da juventude paulista na construção de políticas públicas para a faixa etária.

O Governo de São Paulo entende que o jovem não precisa apenas de esporte, mas também de cultura, saúde e segurança pública. Pelas próprias característica da SDR, de interlocução intersetorial com as demais pastas estaduais, o órgão facilitará as políticas públicas em todos os âmbitos.

Coordenadorias

Outro foco desde a transferência da Subsecretaria para a SDR tem sido a intensificação junto aos municípios para a criação de Coordenadorias e Conselhos Municipais. Menos de 5% dos 645 municípios dispõem de conselhos específicos, ou estão inseridos dentro de áreas relacionadas a assistência social ou esporte.

“O Conselho Estadual da Juventude é um instrumento importante na interlocução entre o governo e a sociedade civil, garantindo maior equilíbrio e qualidade das políticas públicas para a juventude de SP”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Criado pelo artigo 1º do Decreto nº 25.588 de 28 de julho de 1986 e regido pelo Decreto nº 42.487 de 10 de novembro de 1997, o Conselho Estadual da Juventude foi reativado a partir da Lei nº 16.779 de 22 de junho de 2018, estabelecida pelo projeto de Lei nº 205, de 2017, de autoria do então deputado estadual Marco Vinholi.

“Com a eleição e criação do conselho, reafirmamos nosso compromisso com uma gestão que dialoga com todos”, afirma o subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Público jovem

A função principal do Conselho é propor e consolidar as ações que estão sendo desenvolvidas em todas as Secretarias Estaduais que atendem o público jovem de 15 a 29 anos.

Os jovens Conselheiros atuarão no desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas sobre a juventude; conscientização dos setores da comunidade para a realidade da juventude, suas necessidades e potencialidades; promoverão campanhas de conscientização e programas educativos, particularmente junto a instituições de ensino e pesquisa, empresas, veículos e comunicação e outras entidades sobre as potencialidades, necessidades, direitos e deveres dos jovens; apoiarão realizações e instituições nacionais ou internacionais, além de opinar e votar nas mais diversas propostas de políticas públicas.

As funções de membro do Conselho não serão remuneradas, porém, são consideradas como de serviço público relevante. A eleição para o Conselho reforça a importância que a juventude tem dado as questões políticas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente em 2020, cerca de 46 mil jovens de 18 a 29 anos são candidatos a um cargo público em todo o país, nas próximas eleições. O estado de São Paulo corresponde a 13,6% deste total.

A pesquisa Datafolha realizada em agosto de 2018 apontou que jovens são o grupo com maior interesse em atuar na política, disputando eleições. Entre os 2.086 entrevistados em 129 cidades brasileiras, jovens entre 16 e 25 anos são o grupo com maior interesse em participar da política, entre os entrevistados, 29% responderam ter interesse. O levantamento ainda revela que quanto maior a idade, a disposição para atuar nesse segmento diminui.