Jovens de Campos do Jordão participam de atividade sobre prevenção de incêndios

Iniciativa da Fundação Florestal faz parte do Programa de Educação Ambiental do Parque Estadual Campos do Jordão

ter, 17/09/2019 - 10h41 | Do Portal do Governo

O Polo Campos do Jordão da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) promoveu mais uma ação da Campanha Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais do Programa Corta-Fogo.

A iniciativa foi realizada em 30 de agosto na Praça do Gazebo, na Abernéssia, centro do município, para cerca de 70 crianças da EMEF Frei Orestes Girardi e contou com o acompanhamento de cidadãos que passavam pelo local.

A atividade teve início com uma palestra sobre o Programa Corta-fogo e uma roda de conversa sobre impactos dos incêndios. Em seguida, foram realizadas atividades lúdicas sobre a fauna local, jogo de tabuleiro sobre impactos dos incêndios florestais e demonstração dos equipamentos utilizados pelos brigadistas. As crianças puderem vestir os uniformes, ver como funciona uma bomba costal e um soprador e aprenderam a usar um abafador.

A ação integra o Programa de Educação Ambiental do Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) e foi coordenada pela equipe de monitores ambientais do PECJ e do Monumento Natural Estadual Pedra do Baú (MNEPB), com participação de monitores da empresa Urbanes Campos, concessionária do Uso Público do PECJ, e da equipe brigadista da empresa Previni, a serviço da Fundação Florestal.

Impactos

A Campanha Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais faz parte de um conjunto de ações para sensibilizar as comunidades do entorno das Unidades de Conservação para o manejo do fogo, os impactos sobre a saúde humana e, principalmente, os danos causados na fauna, flora e solo.

A iniciativa continuará durante o período de estiagem deste ano. A coordenação do Polo já enviou convites a outras escolas da região para que elas agendem visitas dos monitores ambientais e brigadas para falar sobre o tema. Em 21 de setembro, será inaugurado um espaço expositivo sobre os incêndios florestais no Centro de Exposições do PECJ, junto às atividades comemorativas do Dia da Árvore.

Operação Corta-Fogo

A Operação Corta-Fogo é o Programa de Prevenção e Combates de Incêndios Florestais do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. A ação prevê treinamento de equipes brigadistas oficiais e voluntárias, atividades de combate e preventivas, como a abertura de aceiros e limpeza de trilhas.

O Polo Campos do Jordão contempla o Parque Estadual Campos do Jordão, o Monumento Natural Estadual Pedra do Baú e o PE Mananciais de Campos do Jordão. Outras UCs atendidas pelo Polo são a Estação Ecológica Estadual do Bananal e o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar.