Jovens da Fundação CASA vão trabalhar na construção civil

Futuros instaladores de hidráulica terão carteira assinada e salário de R$ 800,00

sáb, 05/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Vinte garotos da Fundação CASA vão se formar neste domingo, 6, no curso de instalador de hidráulica. O curso é resultado de uma parceria entre a Fundação CASA, por meio da Divisão Regional da Vila Maria, e da ONG Bem Querer para garantir um futuro melhor para os jovens que cumprem medida socioeducativa.

Além do certificado de conclusão, esses jovens terão outro motivo para comemorar: o grupo já tem emprego garantido e vão trabalhar numa empresa do ramo da construção civil com carteira assinada e salário de R$ 800,00. A assinatura do contrato de trabalho será realizada no mesmo dia da formatura.

“A regional Vila Maria e a Bem Querer não mediram esforços para dar oportunidade de trabalho a esses jovens”, diz o diretor da regional, Sergio de Oliveira. “Os jovens atendidos nas nossas unidades, em sua grande maioria, têm baixa escolaridade, o que já é um fator que pode excluí-los do mercado de trabalho. Nas unidades da CASA, eles estudam e fazem cursos profissionalizantes para chegarem aptos no mercado de trabalho”, completa.

O curso

Esta é a segunda turma de formandos. O curso é realizado graças a uma parceria entre a sociedade civil, empresas privadas e a Fundação CASA. A ONG Bem Querer é quem entra em contato com empresas chamando-as para participar do projeto. O curso de instalador de hidráulica teve a duração de dois meses.

Os futuros encanadores, que participaram do curso, são internos e egressos das unidades São Paulo, Abaeté, Bela Vista, Ouro Preto, Nova Vida, Paulista, Itaquá, Casa Itaquá e Semiliberdade Alvorada. Todas da Divisão Regional da Vila Maria.

A turma é formada por 30 alunos, sendo 20 adolescentes da CASA. Os outros  dez formandos são familiares dos internos e pessoas da comunidade da Vila  Maria. A grade curricular conta com aulas teóricas em sala de aula e práticas, em canteiros de obras.

Nas aulas práticas, os adolescentes montaram encanamentos de banheiros em uma obra de uma construtora, na Zona Sul de São Paulo. As aulas teóricas e algumas práticas foram feitas numa sala de aula da divisão regional, com equipamentos cedidos por empresas privadas.

Da Fundação CASA