Jovens da Fundação CASA trocarão de faixas com campeões do caratê

É o primeiro exame do Projeto Caratê na CASA, que está presente em unidades do estado

qui, 15/05/2008 - 19h57 | Do Portal do Governo

Atletas da Seleção Brasileira de Karatê participarão da banca que avaliará o primeiro exame de faixa de caratê dos internos da unidade Abaeté (Vila Maria). Doze adolescentes que cumprem medida socioeducativa e são beneficiados pelas aulas esportivas realizarão o exame, agendado para o próximo sábado, 17.

Nomes importantes da modalidade, como Juarez Soares (ouro no Pan Rio/2007), Carlos Lourenço (prata no Pan Rio/2007), Vinicius de Souza (bronze no Pan Rio/2007) e Caio Duprat (vice-campeão mundial) estarão presentes.

O técnico da Seleção Brasileira de Karatê, José Carlos Gomes de Oliveira, convidados da Federação Paulista de Karatê e profissionais da CASA também irão acompanhar o evento, que visa o uso da arte marcial como meio de ensinar valores aos adolescentes. Passando no exame, os internos serão filiados à Federação Paulista de Karatê e poderão participar de eventos oficiais.

O projeto de caratê na unidade da Vila Maria começou a ser implantado no ano de 2007. Segundo o diretor da unidade, Eduardo Felipe, o trabalho inicial foi de sensibilização dos adolescentes para a prática do esporte, primeiro na condição de torcedores, depois por meio de incentivo com palestras e depoimentos de atletas bem sucedidos, e por último, com a implantação da prática do caratê.

Jovem continua treinamento mesmo desinternado

O ex-interno Daniel Gomes da Silva, de 18 anos, sempre se mostrou um adolescente introspectivo quando chegou à unidade Abaeté (Vila Maria), conforme a observação de funcionários da unidade. Desde seu ingresso ao projeto de caratê, em outubro do ano passado, os profissionais observaram a mudança em seu comportamento, com uma melhora principalmente na questão de disciplina e auto-estima.

Ainda de acordo com depoimentos dos funcionários, Daniel se tornou mais sociável e interessado nas aulas e, mesmo após a desinternação, passou, juntamente com seus familiares, a solicitar ao professor a continuidade nas aulas.

Com isso, o jovem foi inserido no projeto social da Federação Paulista de Karatê, que atende a comunidade duas vezes por semana no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. Ele está sendo encaminhado para uma linha de treinamento mais competitivo, designada KUMITÊ (luta de competição).

De acordo com o técnico da seleção, José Carlos Gomes de Oliveira, em um prazo de três meses ele começará a participar de competições de âmbito estadual, com atletas do mesmo nível técnico.

O objetivo, no médio e longo prazos, é fazer com que os atletas que tenham aptidão possam se tornar monitores ou auxiliares no projeto social da federação, como é o caso de Daniel. “Como atleta, ele é altamente disciplinado e demonstra facilidade para trabalhar em equipe”, conclui José Carlos. “E tem potencial para virar monitor.”

Da Fundação CASA