Jovens da Fundação CASA têm aula com pianista internacional

Radicada nos EUA, Valéria Mastrorosa improvisa uma orquestra na unidade Ouro Preto, na capital

qui, 15/09/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Os adolescentes do centro socioeducativo Ouro Preto, na capital, tiveram aula nesta quinta-feira, 15, com uma das revelações da nova geração da música erudita brasileira. Ninguém menos que Valéria Mastrorosa, pianista brasileira com incursões e recitais internacionais, foram a “regente” da dinâmica musical que os jovens da Fundação CASA vão vivenciar.

A ideia da pianista, que vive nos Estados Unidos, era apresentar elementos musicais básicos, como notação musical, noções de rítmica e motivos melódicos. E, a partir deles, formar uma “orquestra” com a garotada por meio de sons corporais, vozes e instrumentos complementares.

O workshop também incentivou a improvisação para fazer com que os adolescentes despertem a musicalidade. “A música é uma atividade excelente para os meninos despertarem valores”, afirma João Enéas do Nascimento, diretor da Ouro Preto.

A pianista

Valéria Mastrorosa é pianista residente desde o ano de 2000 nos Estados Unidos. Completou em 2003 o Mestrado na Westminster Choir College, da Rider University, em Princeton, New Jersey.

Ela fez o bacharelado em piano na Faculdade Carlos Gomes, após ter obtido seu diploma em performance de piano no Conservatório Villa- Lobos em primeiro lugar ,em 1985, em São Paulo. Participou de cursos de especialização, festivais e eventos no Brasil e exterior, com renomados maestros. Dentre eles, Sir Colin Davis, Kurt Masur, W.Sawalish, Joseph Flummerfelt.

Sua experiência musical pedagógica, oriunda de seus Cursos de Música da Universidade de São Paulo, entre outros, é passada a alunos através de suas atividades como pianista, professora e regente de coral infantil.

Atuou no Brasil como pianista ensaiadora junto a óperas e musicais apresentados de 1996 a 2000. Atualmente, está sob a orientacao do renomado pianista e professor cubano radicado em Nova York, German Diez.

Da Fundação CASA