Dezessete adolescentes da CASA Tapajós, em Franco da Rocha, vão participar nesta quinta-feira (24 de março) de um almoço oferecido pela Pastoral do Menor. Eles foram premiados em um concurso de redação do qual participaram 72 adolescentes da unidade de internação. O concurso, realizado em fevereiro, teve como tema o filme “Escritores da Liberdade” (EUA, 2007), do diretor americano Richard LaGravenese e estrelado pela premiada atriz Hillary Swank.
Após assistirem ao filme, os adolescentes foram incentivados a escrever redações sobre a temática da película, que trata, de forma comovente e instigante, do desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Dos 83 adolescentes que assistiram ao filme, 72 aceitaram o desafio de expressarem em 30 linhas o que haviam extraído da experiência. “Muitos fizeram a redação em cima do enredo do filme, já outros fizeram comparações com a vida deles”, conta a pedagoga Carla da Silva Costa, envolvida na realização do concurso.
As melhores redações foram escolhidas por uma comissão julgadora composta por pedagogos da unidade de internação e por um agente educacional graduado em Letras. Foram levados em consideração critérios como coerência, coesão, criatividade e correição gramatical, sempre de acordo com o nível de escolaridade dos participantes. Carla conta que foram premiados tantos adolescentes do ensino básico como do médio.
O concurso, segundo ela, gerou uma grande expectativa nos adolescentes, que perguntavam com frequência sobre o resultado e como haviam se saído. “Além da aprendizagem que o concurso proporcionou em termos de leitura e escrita, acredito que contribuiu para desenvolver o senso crítico e a capacidade de reflexão dos adolescentes”, observa.
Serviço
Premiação Concurso de Redação “Escritores da Liberdade”
Onde: Paróquia Bom Jesus da Paradinha. Rua Suécia, 10, Vila Bela, Franco da Rocha/SP.
Quando: 24 de março (quinta-feira).
Horário: Meio-dia.
O filme “Escritores da Liberdade”
Sinopse: Erin (Hillary Swank) é professora em uma instituição de ensino médio, onde tem que lidar com adolescentes considerados turbulentos, muitos dos quais envolvidos em “gangues”. Mesmo sem a concordância da diretoria da escola, a professora resolve adotar novos métodos de ensino e, aos poucos, vai conquistando os alunos.
Da Fundação CASA