Jovens da Fundação CASA recebem cursos de capacitação

Projetos agrícolas aproximam internos do mercado de trabalho

ter, 09/06/2009 - 17h05 | Do Portal do Governo

Menores da unidade de Marília da Fundação CASA tiveram um compromisso especial na última quarta-feira. Eles receberam diplomas de conclusão dos cursos dos projetos Mãos na Horta e Viveiro de Mudas, que ensinam os adolescentes a cultivar hortaliças e produzir espécies nativas. Na segunda-feira, 8, Unidade de Bragança Paulista começou a oferecer aos internos o curso de cultivo de Horta Orgânica.

Os projetos são desenvolvidos na área externa das unidades. As hortaliças produzidas pelos jovens são distribuídas aos seus familiares nos dias de visita. Já as plantas nativas são utilizadas no reflorestamento das margens de rios e córregos da região. Cada unidade da Fundação CASA tem autonomia para criar seus projetos agrícolas. As unidades de Batatais e Sorocaba mantêm programas semelhantes.

Esta é a 7ª turma do programa de Marília, que está em funcionamento há três anos e já formou 95 jovens. “Os dois projetos proporcionam educação ambiental e a capacitação para um ofício futuro e, mesmo que o jovem não o siga, ele pode colaborar com a família e com a comunidade, sendo um multiplicador. Esta é uma ferramenta importante para a comunidade e para a reintegração destes jovens à sociedade”, afirma Ednéia Ferreira Reganhan, diretora da Unidade de Marília.

Em Bragança Paulista, os internos da Fundação CASA também podem aprender técnicas de cultivo de hortaliças. O curso faz parte de um módulo que conta com outras duas capacitações: garçom e jardinagem.

“Fizemos uma pesquisa na cidade para saber quais áreas poderiam ter condições de absorver esse tipo de mão-de-obra por ser uma região rural”, diz Ana Lúcia Garcia Nunes dos Santos, diretora da unidade.

Os adolescentes da Fundação CASA de Bragança Paulista têm ainda à disposição oficinas de pintura e grafiato, informática, alimentação (pizzaiolo e lancheteria), mecânica de autos e manutenção de micros.