Jovens da Fundação CASA participam de conferência de direitos

Os temas debatidos servirão de base para a conferência estadual agendada para agosto

qui, 16/07/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

Cinco adolescentes da Fundação CASA , da unidade de Peruíbe, participaram da 5ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na Câmara Municipal da cidade, na terça-feira, 14. Os temas debatidos e propostas apresentadas nesse encontro servirão de base para a Conferência Estadual, que será realizada em agosto.

A especialista em Estatuto da Criança e do Adolescente, Maria Izabel Calil Stamato, apresentou a palestra “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”, destacando a corresponsabilidade da sociedade com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

“A sociedade tem que manter sua mente aberta, pois não adianta a Fundação CASA oferecer tantos cursos profissionalizantes e os professores nos incentivarem, se as oportunidades de emprego ficam barradas pelo preconceito”, afirmou um jovem da CASA Peruíbe.

Uma das propostas apresentadas pelos garotos foi priorizar os adolescentes capacitados pela fundação na seleção de empregos. Segundo o setor pedagógico da unidade, essa ideia será levada para discussão com as autoridades da Baixada Santista. 

Outros temas discutidos foram primeiro emprego, segurança, sexo, drogas, gravidez na adolescência, criação de centros culturais, vigilância nos casos de violência sexual infantil, melhores condições de vida e estrutura familiar, entre outros.

Três adolescentes da região foram escolhidos, por meio de sorteio, para participar da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Um deles é da Casa Peruíbe.