Jovens da Fundação CASA Guaianazes participam de curso sobre competência profissional

Programa familiariza os adolescentes com o ambiente do mercado de trabalho

seg, 14/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Rede Social JK, criada por iniciativa da Fundação CASA Guaianazes com o apoio dos moradores do Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek, lançou o Programa Educação Para o Trabalho (PET). O PET é um programa que busca familiarizar os adolescentes com o ambiente do mercado de trabalho.

Cerca de 100 jovens participam do programa. As aulas são inteiramente gratuitas, têm duração de quatro horas e acontecem de segunda a sexta-feira. Os alunos estão distribuídos em três turmas, formadas por adolescentes com idade a partir de 15 anos, todos moradores do bairro e imediações. 

O objetivo do curso é desenvolver as competências dos jovens para que sejam ampliadas suas perspectivas na hora de escolher a futura profissão. A carga horária do curso é de 330 horas. Além da idade mínima de 15 anos, o único pré-requisito é que ele , no mínimo, a 7ª série do Ensino Fundamental. Os jovens matriculados no PET são alunos de escolas públicas das imediações da Fundação CASA Guaianazes. 

As três turmas têm aulas em salas cedidas pela Escola Municipal Juscelino Kubitschek e pela Associação de Moradores do Jardim São Paulo II, ambas parceiras da Rede Social JK. Esses parceiros também são responsáveis por outros itens necessários para o curso, como aparelhos de TV e de DVD. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) entra com o professor e o material didático.

Rede social JK 

A Rede Social JK foi criada há três meses depois de alguns encontros entre os representantes da CASA Guaianazes e os moradores do bairro. O objetivo era sensibilizar a comunidade para implantar ações coordenadas de desenvolvimento local, já que o bairro é carente e infraestrutura de proteção social. 

A proposta da Fundação CASA foi aceita pelos moradores que estão se unindo na busca por novos parceiros entre os diversos setores da comunidade local. Participam da Rede Social líderes comunitários, trabalhadores, donas de casa, aposentados e estudantes.

Além do PET, o Senac já implantou na localidade o curso de Agente de Desenvolvimento Local, do qual participam 20 moradores do bairro. O curso terá 160 horas de duração e também é gratuito.

Da Fundação CASA