Jovens da Fundação Casa fazem preliminar de Palmeiras e Guarani

Torneio reúne mais de 900 adolescentes de todo o Estado

sex, 27/02/2009 - 15h01 | Do Portal do Governo

A quinta edição do campeonato de futebol entre internos da Fundação Casa entra nas quartas-de-final. Os duelos desta fase da V Copa da Casa serão disputados como preliminares em partidas oficiais do Campeonato Paulista de Futebol. Neste sábado, 28, os jovens das unidades Ipê (Raposa Tavares) e Arujá serão os primeiros a disputar uma vaga para as semifinais da competição.

Os internos jogarão na preliminar de Palmeiras e Guarani, no Palestra Itália, a partir da 13 horas. A Copa da Casa tem como um dos objetivos adotar o esporte como instrumento de recuperação social de jovens infratores. Neste ano, mais de 900 jovens de 63 unidades do Estado de São Paulo participam do campeonato.

Segundo Berenice Giannella, presidente da Fundação, a copa fortalece o processo de ressocialização dos jovens por meio do esporte. “O esporte agrega valores importantes, como a disciplina, o respeito ao próximo e aos adversários e a importância das regras”, explica Berenice. “A meta da Fundação é usar o esporte para fins pedagógicos”.

Os dois times fizeram uma excelente campanha na primeira fase da copa. Nas eliminatórias, a unidade Ipê teve que desbancar as unidades de Bragança Paulista, Atibaia, Jundiaí, Pirituba e Rio Tâmisa (as duas últimas da Capital), para avançar na competição.

Já a Casa Arujá teve que ir até São José dos Campos para disputar a primeira fase do campeonato. Para continuar na copa, o time venceu as equipes das unidades de Jacareí, São José dos Campos, Guarulhos e Aroeira (Raposo Tavares) da  Capital.

Para as quartas-de-final, além das duas equipes que farão os primeiros jogos, classificaram-se outras seis unidades. São elas: Ribeirão Preto, Anhanguera (Campinas), Marília, Cerqueira César, Guaianazes e Paulista (Vila Maria).

A Copa da Casa é uma iniciativa esportiva da Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação Casa com a Federação Paulista de Futebol, que, além de viabilizar os jogos nos estádios, fornece a arbitragem e as premiações dadas aos times vencedores.

Seleção da Casa

Neste ano, os profissionais que atuam na gerência de esporte da Casa estão avaliando todos os atletas participantes da competição para, no final da copa, formar a Seleção da Casa. A seleção fará jogos amistosos contra os juniores de times profissionais. “Eles (jovens) terão a oportunidade de mostrar que são talentosos com a bola”, comenta Carlos Alberto Robles, gerente de esporte. “Muitos deles podem até se tornar um jogador profissional”.

Com a participação recorde de mais de 900 adolescentes, a V Copa da Casa se tornou o principal torneio na modalidade envolvendo adolescentes em conflito com a lei no País. “Os jovens criam uma expectativa muito boa com relação ao torneio, principalmente porque terão a oportunidade de disputar os jogos em grandes estádios”, revela Zé Maria, ex-jogador do Corinthians, tricampeão mundial pela Seleção Brasileira de 70 e coordenador de Esportes na Fundação Casa.

Local: Estádio Palestra Itália
Endereço: Rua Turiassu – 1840, São Paulo
Horário: a partir das 13 horas

Da Fundação Casa