Jovens da Fundação Casa assistem ensaio geral da Osesp

A iniciativa é resultado do Projeto Amigos da Casa, que reúne 25 entidades

ter, 12/08/2008 - 9h40 | Do Portal do Governo

Adolescentes da Fundação Casa assistiram, na última quinta-feira, ao ensaio geral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), realizado na Sala São Paulo, na capital. Participaram do evento sete jovens do Internato Vila Conceição e 30 da unidade de Bragança Paulista.

A iniciativa é resultado do Projeto Amigos da Casa, que reúne 25 entidades públicas, não-governamentais e privadas. As instituições firmaram parcerias com a Fundação Casa para o atendimento aos jovens. Uma dessas entidades é a Osesp, que procura incentivar o aprendizado musical dos adolescentes por meio do Programa Descubra a Orquestra.

Previamente, o programa capacitou funcionários da Casa para que transmitissem aos jovens o que iriam aprender. Ao assistir ao ensaio, os adolescentes puderam identificar os conceitos musicais com as atividades estudadas na unidade. O objetivo é ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical dos alunos e professores participantes.

O Descubra a Orquestra oferece concertos didáticos a crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino, além de formar professores multiplicadores da apreciação musical. Outras unidades também participarão do ensaio geral da Osesp, em setembro e outubro.

Simulado do Enem – Terça feira passada, 600 adolescentes da Fundação Casa participaram do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), elaborado pela Secretaria de Estado da Educação. Os internos realizaram a prova nas unidades onde cumprem medidas socioeducativas.

“Desde 2005, quando começaram a participar do Enem, as notas só têm aumentado”, diz a especialista técnica Lilium Yuki Takenaka, da Superintendência Pedagógica. O desempenho médio dos jovens em 2006 foi de 47 pontos. No ano passado, ficou em torno de 50 pontos.

O simulado, com 63 questões objetivas e redação, foi aplicado nas unidades pelos professores da rede estadual de ensino que dão aulas aos internos da Fundação Casa. O Enem, organizado pelo Ministério da Educação, será realizado em todo o País no próximo dia 31.

Internos da Vila Maria iniciam curso profissionalizante

Doze adolescentes da unidade Abaeté (Vila Maria) da Fundação Casa participarão, a partir hoje, do curso profissionalizante de assistente administrativo. As aulas serão ministradas na Escola Paulo de Tarso e certificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A iniciativa é resultado de parceria entre a unidade e a Casa Transitória Fabiano de Cristo, localizada no Belenzinho, zona leste da capital. Em junho, a escola Paulo de Tarso formou outra turma de jovens da unidade Abaeté.

O curso terá duração de quatro meses, com aulas todos os sábados, das 13 às 17 horas. A seleção dos adolescentes participantes foi feita de acordo com o empenho e dedicação apresentados durante as atividades internas. Foram avaliados também a escolaridade e o bom comportamento.

“Buscamos oferecer condições para que, ao saírem da instituição, possam ser inseridos no mercado de trabalho, disputando vagas de emprego com igualdade”, conclui a agente educacional da unidade Adriana de Lima.

Da Fundação Casa

(M.C.)