Jovens da CASA participarão da IX Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente

Inédito, convite do CMDCA também inclui oficinas formativas que serão realizadas nas quatro unidades da Fundação CASA na cidade

dom, 09/10/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Uma iniciativa inédita do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas permitirá a participação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Fundação CASA da cidade no processo de formação que preparará os jovens para a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que acontece de 18 a 20 de outubro.

Formalizado pela presidente do CMDCA, Jane Valente, o convite para que os a jovens da CASA participassem da conferência foi prontamente acolhido pela Divisão Regional Metropolitana de Campinas (DRMC) da Fundação, que já havia garantido a participação de quatro adolescentes, que cumprem medida de privação de liberdade, em todo o processo de formação.

“Toda nossa equipe está muito entusiasmada com a realização das Conferências Livres nas nossas unidades. O termo que posso usar para definir essa ação é inclusão e alegria de podermos propiciar esse momento aos nossos adolescentes que por conta do ato que cometeram se encontram em privação de liberdade”, falou o diretor da regional da Fundação Casa, Márcio Biscuola de Moraes.

Para Jane valente, a participação é fundamental. “Queremos que esses meninos façam parte do movimento de construção do Plano Decenal, que prevê ações para a infância e juventude brasileira nos próximos dez anos”, explicou Jane Valente.

Jane e Biscuola fecharam os detalhes da parceria CMDCA/Fundação CASA em reunião na terça-feira, 4, da qual também participaram membros do CMDCA e de todos os coordenadores pedagógicos, gestores e encarregados técnicos das unidades. “A participação dos jovens nas conferências municipais da Criança e do Adolescente é uma diretriz do Conanda (o conselho nacional que define as diretrizes para o setor)”, diz Biscuola.

Oficinas formativas

Para viabilizar o trabalho, o CMDCA fará oficinas formativas (chamadas de conferências livres) nas quatro unidades de Campinas (veja as datas abaixo). Nas oficinas, os jovens discutirão os temas sexualidade, drogas, direitos humanos, cidadania, violência e participação política. E serão incentivados a confeccionar uma Bandeira da Paz em cada unidade – os trabalhos serão expostos na IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Depois das atividades, os jovens da Fundação escolherão seus representantes para a IX Conferência.

Oficinas formativas – Campinas

Dia 10/10/2011 – CASA Amazonas, a partir das 08h30, até às 12h

Dia 11/10/2011 – CASA Jequitibá, Horário: 13h30 às 17h

Dia 14/10/2011 – CASA Campinas e Maestro Carlos Gomes (simultaneamente)
Horário: 13h30 às 17h

Da Fundação Casa