Jovens atletas: em busca de medalhas e de um futuro

A santista Catierê Toledo, 17, é uma das classificadas para o Pan-Americano Júnior e para o Sul-Americano

ter, 18/03/2008 - 10h31 | Do Portal do Governo

A participação dos atletas do Centro de Excelência em competições importantes é constante. Da equipe brasileira de judô que vai disputar o Campeonato Pan-Americano Júnior em Buenos Aires, em abril, por exemplo, 50% foi formada no Centro. Além desses, cinco atletas da categoria “menos de 23 anos” vão disputar o Campeonato Sul-Americano em Brasília, em junho. Por conta disso, os treinamentos estão em ritmo intenso.

A santista Catierê Toledo, de 17 anos, é uma das classificadas para o Pan-Americano Júnior e para o Sul-Americano neste ano. Judoca desde os 11 anos, acredita que treinamento é fundamental. “A gente tem que se dedicar, porque, com certeza, ganha quem estiver mais preparado”. Seu colega Marcos Antônio concorda: “Este ano é bem expressivo pra gente que é júnior, porque é de Campeonato Mundial, que acontece de dois em dois anos; então, quem conseguiu vaga para disputar o Pan obteve também lugar para a seletiva final do Mundial”.

Marcelo Garcia Contini, de 19 anos, nascido em Peruíbe, foi campeão no Pan-Americano Juvenil de 2005, na Venezuela. Há três anos no Centro, concentra energias na disputa do Sul-Americano e em driblar a saudade da família.

Para o coordenador da equipe de judô, Hatiro Ogawa, seu esporte, como as outras modalidades, requer determinação e disciplina. “Como aqui é um centro de excelência, são selecionados atletas que treinavam em vários pontos do Estado e já apresentaram algum resultado”. Ele ressalta a importância do incentivo aos estudos e a preocupação do Centro com o futuro profissional dos jovens. “A carreira de um atleta estende-se, no máximo até os trinta, trinta e poucos anos, dependendo do seu rendimento. Temos um atleta formado em jornalismo, que está cursando pós-graduação e é um dos três primeiros do ranking nacional em sua categoria”, afirma, satisfeito. 

Em busca de medalhas – Mas não é só de judô que vive o esporte paulista. Carlos Roberto Pio de Moraes Júnior veio de Ituverava há um ano e já está classificado para disputar o Mundial de Atletismo na Polônia, em julho deste ano. Sua modalidade é o salto a distância, e foi com a marca de 7,73 metros que conseguiu a colocação. Já competiu na Venezuela e afirma estar mais experiente e “muito concentrado” para a disputa.

A velocista Liliane dos Santos, 17 anos, paulista de Adamantina, é bicampeã brasileira e atual líder do ranking nacional da categoria. No momento, tem concentrado seus esforços para disputar o Mundial de Atletismo. “Gosto daqui, o projeto abre as portas para o crescimento do atleta, permite que ele se desenvolva cada vez mais, e ainda temos os melhores técnicos do País”, diz a aluna de Marcelo Lima. 

Roseane Barreiros

Da Agência Imprensa Oficial