Jovem vence a quarta edição do programa Prelúdio, da TV Cultura

Rafael Mendes tocou Variações sobre o carnaval de Veneza, de Jean Baptiste Arban

ter, 16/12/2008 - 14h07 | Do Portal do Governo

A quarta temporada do programa Prelúdio, da TV Cultura, teve como vencedor o jovem eufonista Rafael Mendes. O músico, que apresentou solo de eufônio para a peça Variações sobre o carnaval de Veneza, de Jean Baptiste Arban, foi escolhido por unanimidade, após disputa acirrada.

“Não imaginava que venceria. Este é um sonho realizado e um objetivo conquistado. Represento aqui todos os eufonistas do Brasil. Chegou a hora de mostrar que o eufônio é um belo instrumento também para solos e não apenas para ser parte integrante de uma banda ou orquestra”, argumentou.

Com execução primorosa, o eufonista de 23 anos recebeu como prêmios uma bolsa de estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, uma apresentação como solista ao lado da Orquestra Prelúdio, programada para 2009, e um anúncio na revista Viva Música.

O júri, formado por Rosana Lamosa (cantora), Irineu Franco Perpétuo (jornalista e crítico musical), Aquile Picchi (maestro) e José Pastore (professor e sociólogo), considerou, também por unanimidade, que as palavras que definem Rafael são técnica, concentração e espontaneidade.

Finalistas – A final foi realizada no domingo, dia 7. Único show de calouros eruditos da TV brasileira, Prelúdio foi idealizado pelo maestro Júlio Medaglia, com apresentação de Estela Ribeiro. Está no ar desde 2005.

Os outros três finalistas foram a flautista Isaura Melo, de 18 anos, o fagotista Renato Perez, de 25, e o saxofonista Rafael Migliani, de 24. Eles apresentaram, respectivamente, Concerto para flauta e orquestra, de Saveiro Mercadante; Concerto para fagote em fá maior, op. 75, de Carl Maria von Weber, e Diversões para saxofone alto, de Bernhard Heiden. Esta é a primeira vez na história do programa que um pianista não foi para a final. A disputa entre quatro instrumentistas de sopro também foi inédita.

Em 2008, houve mais de 200 inscrições ao festival. Desse total, 24 foram selecionados, oito seguiram para a semifinal e quatro disputaram a grande final. “As apresentações foram emocionantes, foi uma escolha difícil. Mas o principal é que o Prelúdio conseguiu provar, mais uma vez, que a música erudita pode ser praticada por qualquer pessoa”, disse o maestro Júlio Medaglia.

Eufônio? – Pouco conhecido do público leigo, o eufônio é um instrumento da família dos metais, da classe das tubas (com tubo mais largo e bocal mais profundo). Muitas vezes é confundido com o barítono, que pertence à classe das saxotrompas (tubo mais estreito e bocal mais semi-esférico). O nome do instrumento origina-se da palavra euphonium, que significa “som bonito”. É chamado assim por apresentar timbre mais suave e “redondo” que o do trombone. É conhecido também como tuba tenor.

Músico é integrante da Banda Sinfônica

Vencedor da quarta edição do programa Prelúdio, Rafael Mendes nasceu em Nova Odessa, interior de São Paulo. Apresentou-se como solista à frente da Banda Municipal de Nova Odessa, Orquestra de Limeira, Orquestra Brasileira de Sopros de Tatuí, Orquestra do Programa Prelúdio e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Tocou ainda com a Orquestra Municipal de Campinas, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Orquestra Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro. Em setembro de 2008, Rafael se apresentou como artista convidado do 4º Encontro Internacional de Tubas e Eufônios, em Buenos Aires, na Argentina. É musico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrante do Quarteto Euphonismo e monitor de metais na comunidade suíça Helvetia.

Da Fundação Padre Anchieta