Jovem que invadiu site da Cetesb não agiu sozinho, diz Polícia

Adolescente de 17 anos foi apreendido em sua residência na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo

seg, 28/05/2012 - 18h48 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil apreendeu nesta segunda-feira, 28, em Carapicuíba um adolescente de 17 anos que invadiu o site da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O garoto, que também é professor de informática , publicou fotos da atriz Carolina Dieckmann, no portal da Companhia.

“A invasão ao site da Cetesb aconteceu dia 15 de maio, um dia depois a Companhia nos acionou e no dia seguinte já tínhamos identificado e esclarecido quem eram os invasores”, afirmou o delegado Hélio Bressan, que ainda explicou que o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), só pode desenvolver a operação depois de obter mandados de busca e apreensão.

Na casa do adolescente foram apreendidos um computador e material gráfico, além de mais três computadores na escola onde o suspeito leciona. Segundo Bressan, o jovem não agiu sozinho e invadiu também o site da prefeitura de Carapicuíba e de um banco. Os outros dois suspeitos também já foram identificados.

A identificação do autor veio a partir de uma assinatura que ele deixou na página que invadiu. “Eles gostam de assinar a invasão que fazem com essa assinatura demonstram aos outros que o site foi derrubado por ele. Assinatura é em código e esse código foi desvendado pela Policia Civil. Posso garantir que o FBI não tem nada melhor que o que nós temos aqui para fazer essa varredura e esse tipo de investigação”, disse Bressan.

O delegado ainda afirmou que parte da ação foi feita do computador na residência do jovem e aproveitou para alertar aos pais a atenção com o que os filhos fazem na internet. “Se os pais não souberem mexer em um computador que peçam para alguém que entenda daquilo, que seja da confiança deles, que de uma olhada. Infelizmente estamos vendo que a faixa etária que atua basicamente nos crimes eletrônicos é a faixa de 15 a 23 anos”.

Do Portal do Governo do Estado