Jovem Doutor transmite conhecimento de saúde em Parintins, no Amazonas

Universitários que se destacaram no projeto orientam colegas e a comunidade sobre hanseníase, câncer de pele e educação postural.

qui, 11/10/2007 - 11h18 | Do Portal do Governo

Os universitários e profissionais que mais se destacaram na primeira fase do Projeto Jovem Doutor receberam como prêmio uma viagem para Manaus e Parintins, no Estado do Amazonas, entre os dias 10 e 16 deste mês. O projeto, da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), consiste em transmitir orientações sobre cuidados com a saúde e a prevenção de doenças a estudantes do ensino médio, que depois repassam aos colegas e à comunidade.

A etapa inicial do projeto foi realizada no município paulista de Tatuí. A segunda fase está sendo promovida em Parintins. Nesse caso, os universitários locais recebem informações sobre hanseníase, câncer de pele, educação postural e saúde vocal. Depois, transmitirão os conhecimentos aprendidos aos estudantes do ensino médio da cidade.Premiados – Os vencedores na categoria Ensino Superior foram Silmara Rondon, Laiali Jurdi El Chaar, Fernanda Santucci e Juscilynne Barros da Costa. As quatro universitárias são tutoras do projeto. Na categoria Profissionais, foram escolhidas a psicóloga e supervisora das atividades do projeto, Celina Andrade Pereira, a dentista Érika Sequeira, que desenvolve o conteúdo de Saúde Bucal, e a nutricionista e professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Sonia Tucunduva Philippi, responsável pelo conteúdo sobre Nutrição.

O coordenador do projeto em Tatuí, Sérgio Daré Júnior, explica que a definição dos selecionados levou em conta critérios como participação nas reuniões, nas visitas a Tatuí, empenho na organização das atividades e no desenvolvimento dos materiais educativos, capacidade de trabalho em equipe, iniciativa e criatividade.

No dia 15 de setembro, em Tatuí, foram premiados os alunos do ensino médio que mais se destacaram na iniciativa. Jonatas Campos Santos foi o primeiro colocado e recebeu como prêmio um MP5. Eduarda Miranda e Rafael Cantarino Miranda ficaram, respectivamente, com o segundo e o terceiro lugares, ganhando troféus. Djeime de Oliveira Hessel recebeu menção honrosa por seu desempenho.

Da Agência Imprensa Oficial