José Tadeu Rodrigues Penteado assume superintendência do Ipem-SP

Há 25 anos na autarquia, o advogado ocupava o cargo superintendente adjunto desde 2009

seg, 07/11/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Assumiu o cargo de superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, o advogado José Tadeu Rodrigues Penteado, que até então exercia a função de superintendente adjunto do órgão. O decreto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania o designando para exercer a função de superintendente do instituto foi publicado na edição do Diário Oficial dessa sexta-feira, 4. A posse deverá durante esta semana, no auditório Franco Montoro da Secretaria da Justiça.

“A escolha do Dr. Tadeu como superintendente é completamente natural pelo seu profissionalismo, competência e dedicação ao Ipem. Enquanto fui superintendente, era meu braço direito, pessoa de confiança. Esta nova gestão sempre terá meu apoio na Secretaria”, enfatizou o secretário adjunto da Justiça, Fabiano Marques de Paula.

Há 25 anos no Ipem-SP e tendo ocupado o cargo superintendente adjunto desde 2009, José Tadeu ingressou como assistente jurídico da antiga Diretoria Jurídica (atual Departamento de Análise e Gestão de Processos – DAGP). Àquela época, o Ipem era um órgão da administração direta do Governo do Estado, e como advogado assistente, integrou o grupo que deu início ao programa de cobranças instituído pelo então superintendente Adejayr Cyro Trigo. O objetivo era estruturar a inscrição e o ajuizamento da dívida ativa do Inmetro, que no Estado de São Paulo, por força de convênio, competia ao Ipem-SP promover.

Durante as atividades de execução fiscal da dívida ativa do Inmetro, o atual superintendente foi designado para diversas funções. Assim passou a responder pela supervisão do serviço de contratos e obrigações (1988-1992) e, quando deixou o serviço da dívida ativa, passou a cuidar da defesa do Ipem-SP nas ações judiciais, inclusive mandados de segurança, como supervisor técnico do contencioso (1992-1999).

Depois exerceu as funções de assessor de gabinete de Adejayr Cyro Trigo (1999-2003), chefe de divisão Técnica do Contencioso da Procuradoria Jurídica do Ipem-SP (2003-2006), Assessor de Gabinete do superintendente Newton Machado Morales (2006-2007) e, por fim, diretor técnico adjunto, cargo que ocupou de maio a dezembro de 2007.

No período de 2006 a 2008, cursou juntamente com os colegas Luiz Eduardo Silva Ribeiro, assessor chefe do Ipem-SP, e Rosemary Maria Lopes, diretora do Departamento de Análise e Gestão de Processos, o curso de Especialização em Direito de Estado, na Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado, em São Paulo.

Do Ipem-SP