José Serra visita exposição de Botero no Memorial

Serra estava acompanhado da primeira-dama, Mônica Serra, e do secretário do Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti

sex, 23/03/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

(Atualizada ás 14h50)

O governador José Serra compareceu na noite desta quinta-feira, 22, à abertura para convidados da exposição “A Dor da Colômbia, por Botero”, do artista plástico colombiano Fernando Botero, no Memorial da América Latina. Serra estava acompanhado da primeira-dama, Mônica Serra, do secretário do Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, e do secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo.

“A Dor da Colômbia” faz parte da comemoração dos 18 anos do Memorial e estará aberta ao público de 23 de março a 26 de abril na Galeria Marta Traba. A entrada é grátis. A exposição reúne pinturas e desenhos de Botero produzidos entre 1999 e 2004 e doados ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá. As obras retratam os episódios de atentados a bomba e a comoção social que tomou conta do país nos anos 80 e 90.

Radicado na Itália, Fernando Botero nasceu em Medellín, em 1932. Nos anos 50 estudou em Madri, onde os mestres espanhóis influenciaram seu interesse por arte espanhola e pelos temas políticos do artista mexicano Diego Rivera.

Considerado um dos mais importantes artistas latino-americanos da atualidade, Botero é conhecido pelos retratos de figuras rechonchudas.  Sua primeira exposição foi realizada em 1951, em Bogotá, mas sua formação para valer teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco (Florença), para estudar técnicas de afresco e assimilou algo da arte renascentista.

Serviço

A dor dos Colombianos, por Fernando Botero

Galeria Marta Traba/ Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portão 6

Fone: 3823.4600

23 de março a 26 de abril

9 às 18 horas – de terça-feira a domingo

Entrada grátis

Com informações da Agência Imprensa Oficial