José Serra recebe presidente da África do Sul na capital

Encontro foi marcado por conversas sobre políticas de saúde e Copa do Mundo

qui, 08/10/2009 - 11h22 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu nesta quinta-feira, 8, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Durante a pauta, os assuntos tratados foram as medidas de combate à AIDS tomadas pela nação sul-africana e a troca de experiências sobre a organização da Copa do Mundo, que acontece em 2010 naquele país e em 2014 no Brasil.

Em virtude de a população sul-africana crer, inicialmente, que a doença era fruto de bruxaria, o enfrentamento da AIDS foi realizado de forma tardia no país. Mas nos últimos anos, o governo sul-africano tem promovido testes clínicos na tentativa de produzir uma vacina contra a doença. “O governo da África do Sul mudou sua orientação e agora está enfrentando a doença com mais determinação”, disse Serra. Durante sua atuação como Ministro da Saúde, em 2001, o governador foi responsável pela quebra da patente de remédios contra AIDS.

Quanto às exigências da FIFA sobre a organização da Copa do Mundo na África do Sul e posteriormente no Brasil, tanto José Serra como Jacob Zuma concordaram que a entidade tem se excedido nos pedidos feitos aos dois países. “Há uma série de exigências realmente desproporcionais. Como oferecer, por exemplo, hotelaria grátis para centenas de integrantes que a FIFA indica”, afirmou Serra, acrescentando que o estádio do Morumbi, na capital, reúne condições para abrigar a abertura do evento em 2014.

Do Portal do Governo de São Paulo